Publicado em: 29 de janeiro de 2025
Para melhorar a situação no país, 36% dos usuários pediram mais ônibus, 23% desejam horários confiáveis e 14% querem passagens mais baratas
ALEXANDRE PELEGI
Rio de Janeiro e Brasília figuram entre as dez cidades com maior tempo médio de deslocamento, com 58 e 57 minutos, respectivamente. O Rio de Janeiro tem o maior tempo de deslocamento do país. Em contraste, Porto Alegre se destaca com o menor tempo médio de deslocamento, de 48 minutos. São Paulo e Curitiba têm um tempo de deslocamento médio de 55 minutos, o mesmo que Madri e Toronto.
Recife apresenta o maior tempo médio de espera no país, com 20 minutos, igual a Roma. Outras cidades brasileiras também enfrentam tempos de espera significativos, como Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre, todas com 16 minutos de tempo médio de espera. Das dez cidades com o maior tempo médio de espera, cinco estão no Brasil.
São dados do Moovit, aplicativo de mobilidade urbana de abrangência mundial, que acaba de lançar a nova versão do seu Relatório Global sobre Transporte Público.
O levantamento apresenta uma análise em big data de milhões de viagens planejadas com o Moovit em 2024 por 50 cidades, sendo dez no Brasil. O relatório combina as informações com pesquisa realizada com 76 mil usuários para ilustrar tendências de mobilidade urbana.
O relatório da Moovit também analisa as baldeações. Porto Alegre lidera com 55% das viagens diretas, enquanto em Fortaleza, 46% dos passageiros usam duas linhas. Em Curitiba, um quarto das viagens envolve três linhas ou mais.
Quando questionados sobre o que melhoraria o transporte público, 36% dos usuários pediram mais veículos, 23% desejam horários confiáveis e 14% querem passagens mais baratas.
MEIOS DE PAGAMENTO
A forma de pagamento preferida pela maioria dos brasileiros é o cartão de transporte, com 71%. Em Curitiba, 15% preferem pagar com cartão de débito ou crédito, enquanto em Recife e Porto Alegre, 14% ainda utilizam dinheiro como forma de pagamento preferencial.
O Relatório Global de Transporte Público da Moovit 2024 analisou dados de dez regiões metropolitanas brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os dados foram coletados anonimamente em novembro de 2024. O relatório está disponível em moovitapp.com/report e permite comparações entre diferentes cidades e países.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes