Publicado em: 30 de janeiro de 2025
Consulta tem como objetivo colher sugestões e contribuições para aprimorar o projeto de concessão dos trechos ferroviários; documentos relevantes estarão disponíveis a partir de 31 de janeiro
ALEXANDRE PELEGI
O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), anunciou a realização de uma audiência pública e uma consulta pública para discutir o projeto de concessão patrocinada do serviço de transporte de passageiros sobre trilhos das Linhas 10 – Turquesa e 14 – Ônix.
A audiência pública ocorrerá em três datas e locais distintos, com transmissão ao vivo pela internet:
12 de fevereiro de 2025, às 9h em São Paulo/SP, no Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem – DER.
13 de fevereiro de 2025, às 9h em Santo André/SP, no Auditório Heleny Guariba.
14 de fevereiro de 2025, às 9h em Guarulhos/SP, no Auditório OAB Guarulhos.
A transmissão online será feita pelo canal oficial do Governo do Estado de São Paulo no YouTube. Informações adicionais sobre o regulamento e as formas de participação serão disponibilizadas no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos.
Consulta Pública
A consulta pública tem como objetivo colher sugestões e contribuições para aprimorar o projeto de concessão das linhas. Os documentos relevantes estarão disponíveis a partir de 31 de janeiro de 2025 em um data room. O acesso ao data room deve ser solicitado pelo e-mail [email protected], com nome completo, e-mail, CPF, instituição, telefone e cidade do solicitante. As contribuições para a consulta pública poderão ser submetidas até o dia 03 de março.
CONCESSÃO EM PPP
O Governo do Estado de São Paulo pretende conceder à iniciativa privada a linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) juntamente com a construção da linha 14-Ônix, que deve ligar o ABC Paulista, a partir de Santo André, até o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos, passando por bairros da zona leste da capital paulista.
O anúncio foi feito no dia 08 de abril de 2024, pelo governador Tarcísio de Freitas, que visitou a cidade de Santo André, que completava 471 anos.
Tarcísio anunciou ainda que finalmente a estação Pirelli, em Santo André, vai sair do papel.
Inicialmente, a linha 14-Ônix foi pensada para ter 39 km de extensão, ser servida por 26 trens e ter 22 estações:
Em Guarulhos (três estações):
Bonsucesso
Pimentas
Sacramento
Em São Paulo (11 estações):
Hospital Jardim Helena
São Miguel Paulista
Vila Jacuí
Imperador
Cidade AE Carvalho
Corinthians-Itaquera
Hospital Santa Marcelina
Parque do Carmo
Rio das Pedras/Aricanduva
Jardim Itápolis
Sapopemba
Em Santo André (oito estações)
Parque Oratório/Nevada
Hospital da Mulher/Cidade dos Meninos
Jardim Sorocaba
ABC
Miguel Couto
Macedo Soares
Vila Luzita
Jardim Irene
Segundo o governador disse à época, em aproximadamente 18 meses, a CPTM deveria concluir o projeto de engenharia da estação Pirelli.
“Portanto, iniciaremos imediatamente o projeto de engenharia, prevendo sua conclusão em 18 meses” – disse
Após esta etapa, a previsão inicial é de que a estação tenha as obras prontas até 24 meses.
O custo vai variar entre R$ 80 milhões, se a estação inicialmente contemplar a linha 10-Turquesa, e R$ 280 milhões se receber outras linhas, como a 14-Ônix e, possivelmente, de acordo com Tarcísio, o TIC (Trem Intercidades) entre Santo André e Santos.
O governador ainda disse que se a linha 10 for concedida até a conclusão dos estudos, quem vai bancar a obra é a iniciativa privada já prevendo a linha 14. Caso contrário, o próprio Estado vai custear as obras só com vistas inicialmente à linha 10.
A estação Pirelli deve provocar mudanças nos itinerários dos ônibus municipais de Santo André, em especial do sistema tronco-alimentado de Vila Luzita, hoje operado pela empresa Suzantur.
A intenção é que haja menos linhas da Vila Luzita para o centro e o corte das atuais linhas nas futuras estações de trens da linha 14.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes