Publicado em: 30 de janeiro de 2025
Acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro de 2025
ADAMO BAZANI
Colaboraram, Yuri Sena, Vinícius de Oliveira e Arthur Ferrari
A cena é muito rápida.
Imagens de segurança de um imóvel recebidas pelo Diário do Transporte mostram o exato momento em que um micro-ônibus da empresa A2 Transportes, que atua no sistema local de distribuição gerenciado pela SPTrans (São Paulo Transporte), da capital paulista, invade uma casa na manhã desta quinta-feira, 30 de janeiro de 2025.
A batida ocorreu na Rua Sebastião Sisson com a Rua Deodoro de Campos, sentido centro, no Jabaquara, Zona Sul da capital, deixando diversas vítimas por volta das 7h.
Pelas imagens, é possível perceber que inicialmente o coletivo segue alinhado normalmente à via, mas, aparentemente, não estava devagar.
Em um determinado momento, porém, parece levantar a carroceria, dando uma pequena elevação. Foi a partir deste ponto que aparentemente perde o controle, vira à esquerda e atinge a casa.
Segundo a A2 Transportes, o veículo teria escorregado por conta do asfalto molhado, devido à chuva. Ao perceber a falta de controle, o motorista teria direcionado o veículo a uma residência localizada no início de uma descida em uma rua sem saída, tentando evitar que o mesmo atingisse outras casas, que ficam no final da rua, após ganhar mais velocidade.
O ônibus da concessionária A2 Transportes fazia a linha 5022-10Vl. Sta. Margarida / Jabaquara.
Ferido, o condutor foi encaminhado para o serviço de emergência.
O Diário do Transporte procurou a SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento das linhas municipais na capital, que disse por meio de nota que seu Programa de Redução de Acidentes de Transporte (PRAT) apura a ocorrência.
A A2 Transportes disse que lamenta o ocorrido.
Nota da SPTrans na íntegra
A SPTrans, por meio do Programa de Redução de Acidentes de Transporte (PRAT), apura a ocorrência na Rua Sebastião Sisson com a Rua Deodoro de Campos, sentido centro, Jabaquara, às 7h desta quinta-feira (30), que envolveu o ônibus que operava na linha 5022/10 Vl. Sta. Margarida – Jabaquara, da A2 Transportes.
A SPTrans trabalha para aumentar a segurança viária no transporte público e realiza medidas como o novo treinamento para todos os motoristas da capital, a fiscalização intensiva dos itens de segurança, a apreensão de veículos e o afastamento de motoristas que não adotarem conceitos de direção defensiva, além da determinação de instalação de lacres que impedem a violação dos bloqueadores.
Nota da A2 Transportes na íntegra
O motorista do acidente do carro 68.070 da A2 Transporte está realizando exames e informou para o operacional que se encontra no hospital dando toda assistência a ele, que pisou no freio, porém, devido a chuva a rua estava muito molhada e o carro escorregou e que não conseguiu virar a esquerda, vindo mais a frente a colidir com a casa infelizmente. Lamentamos o ocorrido e estamos apurando o fato para prestarmos quaisquer esclarecimento. Estamos à disposição.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaboraram Vinícius de Oliveira e Arthur Ferrari