Publicado em: 30 de janeiro de 2025
Veículos, adquiridos para reforçar o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) e o sistema BRT (Bus Rapid Transit), têm como objetivo melhorar a qualidade do serviço oferecido à população
YURI SENA
Nesta quinta-feira, 30 de janeiro de 2025, a cidade de Salvador recebeu 40 novos ônibus equipados com ar-condicionado. A solenidade, realizada no Jardim de Alah, contou com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller.
Os novos veículos, adquiridos para reforçar o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) e o sistema BRT (Bus Rapid Transit), têm como objetivo melhorar a qualidade do serviço oferecido à população, especialmente em um momento desafiador para o setor.
Do total de ônibus entregues, 15 serão integrados à frota do STCO, com a missão de atender às linhas que percorrem o Subúrbio da cidade, como a Paripe-Cocisa. Já os 25 novos BRTs irão reforçar a linha B5, ligando a Estação Rodoviária à Lapa. Os veículos entram em operação imediatamente, oferecendo mais conforto e qualidade no transporte público.
Durante a cerimônia, o prefeito Bruno Reis destacou que a crise histórica enfrentada pelo transporte público, especialmente pelo setor de ônibus, não tem sido fácil de superar. “O transporte público, em especial o de ônibus, sofre a maior crise da sua história, por diversas razões. Mas estou trabalhando para encontrar soluções para renovar a frota. Esse é, sem dúvida, o maior desafio que tenho”, afirmou o prefeito.
Reis também anunciou que outros 74 ônibus serão entregues até o final de fevereiro, aumentando a proporção de veículos com ar-condicionado para 42% da frota de Salvador. Com aproximadamente 1.800 ônibus no sistema convencional e 108 no BRT.
O prefeito revelou ainda que, para ampliar esse esforço, a Prefeitura firmará dois importantes financiamentos: um de R$ 264 milhões com o BNDES para a compra de 300 novos ônibus, e outro de quase R$ 500 milhões com o Banco Mundial para a aquisição de 90 ônibus elétricos.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte