Publicado em: 7 de setembro de 2025
Final de semana foi palco de saudosismo e paixão pelos transportes e, acima de tudo, por história de lutas e conquistas
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
Em 02 de fevereiro de 1960, antes da inauguração de Brasília como capital federal, veículos do País inteiro chegaram ao Planalto Central. Foi uma massa de ônibus, caminhões, jipes e automóveis com objetivos claros: mostrar que o Brasil finalmente se modernizaria e tinha na indústria automotiva um dos pilares para isso e que rodovias, como a “Transbrasliana”, seriam as rotas desse desenvolvimento.
Exatos oficialmente 137 veículos enviados pelas montadoras começaram a partir de quatro “pontos cardinais” do País em 16 de janeiro de 1960, para se encontrarem no Planalto Central. O grande incentivador foi o presidente “Bossa Nova”, Juscelino Kubitschek.
Para relembrar o feito, colecionadores de ônibus e caminhões históricos se encontraram no Mercado Internacional de Lagoa Santa (MG) neste sábado e domingo, 06 e 07 de fevereiro de 2025.
Veículos raros e impecáveis vieram de diversas partes do País, assim como na época do presidente JK.
Alguns, de tão bem conservados, vieram rodando até centenas de quilômetros. Outros, poderiam, mas diante dos riscos das viagens, dificuldades de reparos e de se encontrar peças caso houvesse algum acidente, os proprietários optaram por fazer o transporte em carretas.
Participaram colecionadores particulares e empresas. Uma delas, foi a Rouxinol, de ônibus fretamento e turismo, do empresário Júlio Cézar Diniz, que possui um acervo restaurado incrível na garagem.
Em um só evento, praticamente todas as décadas desde a profissionalização dos transportes de passageiros e cargas do Brasil puderam ser revisitadas.
Jardineiras (espécies de “precursores” dos ônibus como conhecemos hoje e “caminhões” de passageiros), ônibus e caminhões brilharam. Mas a tônica do evento foi o saudosismo e a amizade.
A caravana foi de integração nacional, mas o clima foi de união por histórias que não valorizam apenas veículos, mas as lutas e conquistas, mesmo as vitórias pessoais, de gente que fez muito e ainda faz para que o País cresça e a vida seja melhor pelos transportes, inspirando agora as atuais e futuras gerações que terão de prosseguir com essa missão.
Seleção Adamo Bazani (Diário do Transporte)
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Yuri Sena