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a inteligência artificial que chegou ao transporte rodoviário pelo WhatsApp


Nova solução da VaideBus já funciona na Santafé Transportes e promete simplificar a compra de passagens com PIX e lembretes de embarque

FÁTIMA MESQUITA, ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Segundo o Statista, o respeitado site alemão especializado em estatísticas, relatórios e  insights sobre várias indústrias, o WhatsApp está presente em 99% dos celulares no Brasil. E nem é preciso consultar outras fontes para saber que é bem difícil encontrar mesmo alguém que use celular no país que não saiba o beabá da ferramenta.

Pois foi desta constatação que nasceu a VaideBus, uma start-up paulista que tem criado soluções de venda para o transporte urbano e rodoviário justamente onde o usuário mais se sente à vontade: no Zap.

Passos acertados

O primeiro passo da Vaidebus foi dado em março de 2023 com a oferta de um serviço rápido, prático e seguro de recarga de créditos com pagamento via PIX para municípios de todo porte. O produto caiu no gosto das Secretarias de Mobilidade e dos usuários do transporte público e, cerca de dois anos após a sua chegada, já soma mais de sete milhões de transações e uma sólida presença em cidades como São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Guarulhos, por exemplo.

A empresa podia, então, apostar apenas no crescimento desse negócio, afinal de contas, um levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) de 2023 revelou que 86,5% das cidades brasileiras com serviço de transporte público já estavam operando com sistemas de bilhetagem eletrônicas – e que, portanto, eram clientes em potencial da VaideBus.

Isso sem falar na possibilidade de ampliação do share nas praças em que a start-up já fincou a sua bandeira. Em Curitiba, por exemplo, a VaideBus já tem quase 22% da fatia da pizza – um número impressionante, mas que revela também um bom espaço para crescimento.

De fato, tudo isso está no horizonte da empresa, mas a inquietude inovadora corre nas veias do time e no comecinho desse ano eles deram outro salto ao disponibilizar para o mercado o VaideBus Viagens que usa a conveniência do PIX no ambiente do WhatsApp para vender passagens de ônibus rodoviários.

Conhecendo a VITÓRIA

VITÓRIA é uma sigla para o nosso conceito de ‘Vendas Inteligentes de Transporte e Organização de Reservas por Inteligência Artificial’ e é o nome da nossa Assistente que criamos para apoiar o usuário na compra de passagem. Ela é uma assistente de IA especializada na venda de passagens rodoviárias que está totalmente integrada ao WhatsApp. E é única. Não há nada semelhante”, explica André Garrido Diretor Comercial da VaideBus que, junto com Fernando Souza e Nivaldo Souza, é sócio fundador da VaideBus. Garrido avisa ainda que a moça high-tech recém-criada por eles desembarcou no mercado em uma semana e na outra já estava em pleno funcionamento na Santafé Transportes.

Para conhecer a Vitória de perto, o jeito foi bater na porta do site da Santafé, uma Viação baseada em Belo Horizonte que opera linhas intermunicipais. A opção de compra de passagem através de um número local do WhatsApp logo surgiu bem à vista. Ao clicar no logo do messenger, o zap abriu e aí a Vitória apareceu com uma mensagem simpática de boas-vindas e já pedindo os primeiros dados – tudo descomplicado, familiar, prático e rápido.

Assessoria, memória e NPS

Fernando Souza, sócio fundador da VaideBus e responsável pela tecnologia, lembra que “Tem muita IA por aí, mas a gente percebeu a oportunidade de trazer uma inteligência artificial que ofereça uma assessoria para o usuário. É isso que a Vitória faz”.

Souza esclarece que além de dar horários, rotas e preços de acordo com o gosto do freguês, a Vitória também dispara um lembrete cerca de duas horas antes de viagem, perguntando se o passageiro já está se preparando para embarcar. Se o cliente disser que houve um imprevisto e não vai ser possível chegar naquele horário, ela corre a oferecer um plano B ou cancela a viagem e devolve o dinheiro sem complicar nada.

As possibilidades são quase infinitas e a Vitória também tem memória. Ela sabe quais viagens já foram feitas e, quando o cliente abre uma nova conversa, ela usa as informações prévias para proporcionar uma experiência ainda melhor para aquela pessoa. Além disso, ao final de uma viagem, a gente faz o NPS, o Net Promoter Score, que é uma pesquisa de satisfação. Um dado que as viações nunca tiveram e que nós vamos disponibilizar”, conclui André Garrido.

A Vitória embarca nesse primeiro momento no transporte rodoviário, mas a VaideBus avisa que já trabalha para a trazer a sua assistente de IA também para a venda da recarga de cartões do transporte público urbano.

Fátima Mesquita é jornalista e escritora, editora do ANTP Café e editora da Revista dos Transportes Públicos

 



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