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A2 Transportes afirma que queda de energia que atrasou saída de ônibus elétricos foi causada por fusível instalado pela Enel e rejeita versão de falha interna


Empresa que atua no transporte coletivo na zona Sul da capital afirma que distribuidora usou fusível inadequado no poste externo, provocando a interrupção registrada entre sexta-feira e a madrugada de sábado; Enel havia dito que o defeito ocorreu nas instalações da operadora

ALEXANDRE PELEGI

A queda de energia que atingiu a garagem da A2 Transportes entre a noite de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15) continua repercutindo — não apenas pelo impacto operacional, que comprometeu a recarga de ônibus elétricos e atrasou a saída da frota, mas também pela divergência entre a empresa e a Enel sobre a origem do problema.

A A2 registrou a ocorrência junto à SPTrans após enfrentar horas sem energia suficiente para completar a recarga dos coletivos. Parte da frota elétrica prevista para o atendimento das linhas amanheceu com carga insuficiente, prejudicando o serviço.

Em nota enviada ao Diário do Transporte, a Enel Distribuição São Paulo afirmou que a interrupção teria sido provocada por um defeito interno nas instalações do próprio cliente. Segundo a empresa:

  • “A interrupção no fornecimento de energia registrada na garagem da A2 Transportes […] foi ocasionada por um defeito interno nas instalações do próprio cliente.”
  • “A energia foi restabelecida por volta de 02h40 deste sábado.”
  • “Não foram identificadas ocorrências na rede da Enel que atende a região ou o ramal que supre a garagem da A2.”

Pouco tempo depois a Enel complemento a nota:

A Enel Distribuição São Paulo esclarece que o fusível instalado no poste externo atua como proteção do sistema elétrico e tem a função de isolar a rede da distribuidora em casos de defeito interno nas instalações do cliente.

Embora a reposição do fusível seja realizada pela Enel, o equipamento somente se desarma quando há falha ou sobrecarga nos cabos do cliente ou nas instalações internas da cabine.

A distribuidora entrará em contato com o operador da garagem para os esclarecimentos necessários.

Já na manhã deste sábado, o engenheiro responsável da operadora contestara a afirmação da distribuidora. Em declaração ao Diário do Transporte, ele apontou que o problema ocorreu em equipamento instalado no poste localizado na via pública, reforçando tratar-se de item de responsabilidade da Enel:

“Caiu o fusível deles. Do cabo para baixo é nossa responsabilidade; do fusível para cima é da Enel. Esse fusível Mateus é parte da Enel. Se ele cai, a responsabilidade é deles.”

Após a resposta da Enel, a A2 Transportes enviou um novo posicionamento, detalhando a origem externa da falha e afirmando que o defeito decorre de instalação inadequada de fusíveis feita pela própria Enel no dia da energização da cabine primária da garagem.

Leia a resposta da empresa:

A A2 Transportes esclarece que a falha de energia registrada durante a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado teve origem externa à empresa, em componente instalado pela própria concessionária Enel.

Segundo a direção técnica da operadora, no dia da ligação da cabine primária da garagem, a equipe da Enel responsável pelo serviço não instalou os fusíveis conforme o projeto estabelecido. A concessionária, ainda de acordo com a A2, não dispunha no momento do conjunto completo de fusíveis adequados. O técnico presente teria apenas duas unidades corretas e, por isso, acabou instalando um fusível de amperagem inferior à necessária no poste da via pública.

Para a A2, esta falha na montagem externa do sistema foi determinante para a interrupção ocorrida ontem à noite, que comprometeu a recarga da frota elétrica e, consequentemente, o atendimento do transporte público na cidade. A empresa reforça que o problema não se originou nas instalações internas da garagem, mas sim no equipamento instalado no poste da rua pela Enel.

Com as versões divergentes, o caso permanece em apuração. A Enel afirma manter contato com a operadora para esclarecimentos, enquanto a A2 Transportes reforça que continuará acompanhando o desempenho dos equipamentos externos para evitar novas ocorrências.

O Diário do Transporte segue acompanhando o assunto.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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