Publicado em: 12 de dezembro de 2025

Veículos são para renovação de frota e atendem às exigências de redução de emissões da prefeitura
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
A A2 Transportes recebeu nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, mais 15 ônibus elétricos 0 km para linhas municipais gerenciadas pela SPTrans (São Paulo Transporte), na zona Sul da capital paulista.
Os veículos possuem tecnologia nacional elétrica da fabricante Eletra, de São Bernardo do Campo (SP), plataforma Mercedes-Benz, carroceria Caio modelo e-Millennium e baterias/motores elétricos/inversores WEG.
Eram as 15 unidades que faltavam para completar um lote total de 45 ônibus elétricos para renovação de frota já de acordo com as leis municipais e os contratos que determinam redução de emissões pela frota. Outros lotes devem ser encomendados pela operadora das linhas.
A A2 já tinha, deste lote, apresentado 30 ônibus elétricos da mesma marca em 03 de outubro de 2025, no evento em que o prefeito Ricardo Nunes, anunciou que a frota de coletivos deste tipo na cidade de São Paulo ultrapassou mil unidades.
Relembre:
Os coletivos possuem itens de conforto exclusivos por serem elétricos, além das características obrigatórias de acessibilidade, comodidade e segurança, como:
– Piso baixo com rampa para acessibilidade;
– Ar-condicionado com saídas direcionais;
– Vidros colados com tratamento de bloqueio da incidência dos raios ultravioletas do Sol (UV);
– Nível de ruído reduzido;
– Menores trepidações;
– Zero emissões na operação;
– Tomadas USB para carregamento de celulares;
– Suspensão a ar;
– Tecnologia para wi-fi, permitindo acesso gratuito à internet aos passageiros;
A Eletra lidera a frota absoluta de ônibus elétricos em circulação na cidade de São Paulo, respondendo por 62% de todas as mais de mil unidades de diferentes modelos que atualmente prestam serviços.
No painel “Descarbonização nos Modos de Transporte” na Estação do Desenvolvimento, espaço do Sistema Transporte da CNT (Confederação Nacional do Transporte), na Green Zone (área de livre acesso) da COP30, a Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), em 14 de novembro de 2025, a presidente da Eletra, Milena, revelou que a marca já tem mais de 650 unidades encomendadas, a maioria para São Paulo.
A empresária ainda disse que acredita que, ao longo de 2026, a capital paulista terá a maior frota de ônibus elétricos da América Latina, ultrapassando Santiago e Bogotá.
Relembre:
O ônibus emblemático 1000 de São Paulo também é Eletra, mas de outro modelo: 15 metros de comprimento, três eixos e chassis Scania, historicamente o mais vendido do País até o momento, no acumulado.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


