Publicado em: 4 de dezembro de 2024
Em reunião de confraternização, entidade celebrou “Mulheres do Transporte”, missão da entidade que promoveu Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça no Setor
ALEXANDRE PELEGI
A ABRATI realizou no dia 03 de dezembro de 2024 sua última reunião de associados do ano de 2024. Na ocasião, a Diretora Executiva Adjunta da Confederação Nacional dos Transportes, Fernanda Rezende, apresentou aos associados os resultados da Pesquisa CNT Perfil Empresarial do Transporte Interestadual de passageiros.
Dentre os principais tópicos, a pesquisa destacou tanto a solidez quanto a modernização do setor. Para o presidente da Abrati, Paulo Porto Lima, os números obtidos no levantamento reforçam a representatividade e a credibilidade das empresas que atuam no transporte regular de passageiros no Brasil. “A Pesquisa CNT Perfil Empresarial é de grande valor para o setor, tornando sua estrutura e capacidade operacional mais transparente para a sociedade. A Abrati reconheceu e apoiou a Confederação desde do início do projeto”.
A reunião seguiu com a apresentação da área de Comunicação e Marketing da associação que tem como Coordenadora a Conselheira Letícia Pineschi e na sequência os assuntos giraram em torno das expectativas para o próximo ano.
À noite a ABRATI se reuniu mais uma vez com seus associados e também com os parceiros do trade em um jantar de confraternização que contou com duas homenagens especiais:
Em parceria com a Marcopolo, a ABRATI homenageou suas cinco associadas que atingiram os 90 anos de estrada: Viação Catarinense, Expresso Princesa dos Campos, Autoviação Progresso, Empresa Unida e Viação Garcia.
Depois da exibição de um vídeo que mostrou um pouco da história das empresas através da evolução de suas frotas, o Presidente da ABRATI e o Diretor de Operações Comerciais da Marcopolo, Ricardo Portolan entregaram uma placa comemorativa a cada empresa.
A segunda homenagem da noite, às Mulheres do Transporte, foi parte da missão que a associação abraçou em abril desde ano quando assinou, junto ao Ministério dos Transportes e o Ministério das Mulheres o protocolo de intenções para promover o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça no Setor.

VP da ClickBus, Elbert Leonardo e Gerente de Marketing da Guanabara, Rodrigo Mont’Alverne celebraram a mulheres presentes
O VP da ClickBus, Elbert Leonardo e o Gerente de Marketing da Expresso Guanabara, Rodrigo Mont’Alverne celebraram a mulheres presentes mas lembraram que o tema da equidade precisa de muita atenção para que não se restrinja a uma mera questão numérica, mas também de reconhecimento e valorização.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes