Publicado em: 27 de maio de 2025
Iniciativa “Na Direção Certa” que aconteceu nesta terça (27) em Brasília em frente ao Congresso Nacional reforçou a importância da regulação para o setor e a segurança dos passageiros
ALEXANDRE PELEGI
A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) lançou nesta terça-feira, dia 27 de maio de 2025 em Brasília, a campanha institucional “Na Direção Certa”. A iniciativa ocorreu na esteira da campanha Maio Amarelo e reforçou a defesa de que setores estratégicos para o País precisam de uma regulamentação eficiente.
A intenção desses empresários, que colocaram quatro ônibus estacionados no gramado em frente ao Congresso Nacional, foi reforçar que a regulação do setor de transportes interestaduais de passageiros garante mais competitividade, novos investimentos no setor e, por consequência, maior segurança para os usuários dos serviços.
Como se pode ver na foto, os ônibus expostos na campanha são das empresas Gontijo, Penha, Guanabara e Águia Branca.
O presidente da Abrati, Paulo Porto, comentou sobre a campanha. Ele afirmou que “a ideia da desregulamentação é defendida como uma medida de modernização no setor, mas na verdade é bem o contrário”. Paulo Porto esclareceu que a associação não é contra a competição e a entrada de novos players no mercado. No entanto, ele destacou que esperaram muito pela aprovação de um marco legal para o setor, o que aconteceu em 2023, e que não podem retroceder.
A importância da estrutura nacional do setor foi refletida em números.
De acordo com dados de 2024 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foram transportados 43,6 milhões de passageiros em viagens interestaduais de ônibus no Brasil, uma marca 24,9% maior em relação a 2023.
O presidente da Abrati completou que estavam falando de um serviço que abrange mais de 5.000 municípios, com aproximadamente 12 mil veículos e cerca de 50 mil empregos diretos gerados.
Dentre as pessoas que marcaram presença estava Valter Barbosa, Vice Presidente de Vendas, Marketing, Peças e Serviços Ônibus da Mercedes-Benz.

Letícia Pineschi, porta-voz da Abrati, ao lado de Valter Barbosa, Vendas, Marketing, Peças e Serviços Ônibus da Mercedes-Benz
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes