Publicado em: 31 de maio de 2025
Dos nove fabricantes que emplacaram ônibus elétricos, seis produzem localmente, o que representa 67% do mercado
ADAMO BAZANI
Entre 2022 e abril de 2025, o volume total de ônibus elétricos emplacados no Brasil chegou a 642 unidades.
Estes emplacamentos, entretanto, só ganharam ritmo de fato neste ano de 2025. Destes 642 ônibus elétricos licenciados no mercado nacional, 248 foram emplacados entre janeiro e abril de 2025, o que já representa 82% do total de 2024, que foi de 302. Assim, de 2022 a 2024, foram apenas 92 unidades.
Os dados foram fornecidos ao Diário do Transporte pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), entidade que reúne os fabricantes.
Ainda de acordo com a associação, dos nove fabricantes que emplacaram ônibus elétricos, seis produzem localmente, o que representa 67% do mercado nacional, que já conta com 25 modelos disponíveis, desde micros e minis e articulados e biarticulados.
Entretanto, a maior oferta ainda é em relação aos ônibus básicos e padrons de 12 metros, 13 metros e 13,5 metros de comprimento.
SÃO PAULO É DESTAQUE:
Mesmo não alcançando as metas de 2,6 mil ônibus elétricos anunciadas em 2021 pela prefeitura para até 31 de dezembro de 2025, a cidade de São Paulo é a que possui a maior frota deste tipo de veículo do País. Segundo a ABVE, são 518 coletivos à bateria entre até abril, mas a SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia os transportes na capital paulista, que atualizou os números em maio já, são 528 unidades, isso sem contar com os 201 trólebus, que são elétricos, mas conectados à rede aérea.
O não cumprimento das metas é atribuído à ENEL pela prefeitura à falta de infraestrutura na rede de distribuição. De acordo com a gestão do prefeito Ricardo Nunes, a concessionária de energia não fez até agora a elevação da tensão da rede de distribuição de baixa (que não suporta a demanda de 50 ônibus carregando ao mesmo tempo, podendo haver queda de energia em bairros inteiros) para média ou alta tensão. Além disso, não fez a ligação necessária das redes até às garagens das empresas de ônibus de forma a atender todos os veículos já comprados. Há cerca de 80 ônibus elétricos sem poder rodar por falta de infraestrutura de energia.
A ENEL rebate e diz que cumpre os cronogramas e que semanalmente realiza encontros com as empresas de ônibus e com a SPTrans.
DADOS IMPORTANTES:
A ABVE trouxe ao Diário do Transportes outros dados importantes por região, marcas e cidades:
Regiões:
Sudeste lidera com 89% do total de ônibus elétricos emplacados na série histórica de 2022 a abril de 2025: 569 – com destaque para o município de São Paulo, que, sozinho, emplacou 518 ônibus no período – sem contar os trólebus. (SPTrans atualizou para 528)
A região Sul aparece em segundo lugar, com 8% dos veículos (49), seguida pelo Centro-Oeste, com 2% (12). O Nordeste (8) e o Norte (4) somam juntos os 2% restantes.
Fabricantes e atuação:
Atualmente, são nove fabricantes com presença no Brasil, sendo que 67% deles (seis marcas) produzem ônibus elétricos em território nacional, enquanto os demais 33% (três marcas) importam esses veículos.
Os fabricantes instados no Brasil listados pela ABVE são BYD, Marcopolo, Eletra/Caio, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo. A Scania em breve deve aparecer na relação, elevando para sete.
Disponibilidade de modelos:
A ABVE diz que mercado brasileiro conta com 25 modelos disponíveis de diferentes portes, desde minis e micros até biarticulados, mas a maior oferta é de convencionais ou padrons de 12 metros a 13,5 metros de comprimento.
EMPLACAMENTOS DE ÔNIBUS ELÉTRICOS POR MUNICÍPIO
2022 a ABR/2025
Município | Estado | Emplacamentos | Participação |
SÃO PAULO |
SP | 518 | 80,7% |
S. BERNARDO DO CAMPO |
SP | 19 | 3,0% |
CASCAVEL |
PR | 15 | 2,3% |
GOIÂNIA |
GO | 12 | 1,9% |
PORTO ALEGRE |
RS | 12 | 1,9% |
CARIACICA | ES | 11 | 1,7% |
CAXIAS DO SUL | RS | 10 | 1,6% |
CURITIBA |
PR | 8 | 1,2% |
SALVADOR | BA | 8 | 1,2% |
RIBEIRÃO PRETO |
SP | 4 | 0,6% |
BERTIOGA |
SP | 3 | 0,5% |
CAMPINAS | SP | 3 | 0,5% |
RESENDE | RJ | 3 | 0,5% |
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS | PR | 3 | 0,5% |
SERRA | ES | 3 | 0,5% |
BARUERI |
SP | 2 | 0,3% |
BELÉM | PA | 2 | 0,3% |
MANAUS |
AM | 2 | 0,3% |
TABOÃO DA SERRA |
SP | 2 | 0,3% |
LONDRINA |
PR | 1 | 0,2% |
OSASCO |
SP | 1 | 0,2% |
Total Geral | 642 |
É importante ressaltar que os números apresentados estão relacionados com os emplacamentos registrados em cada município, o que não significa, necessariamente, que eles correspondam ao total de ônibus elétricos em circulação nessas cidades.
PAC SELEÇÕES
O segmento de ônibus elétricos tende a ganhar escala nos próximos anos, isso porque o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, por meio da modalidade “Renovação de Frota”, está promovendo a modernização do transporte público em diversos municípios brasileiros.
Com um investimento total previsto de R$ 10,6 bilhões, o programa visa a aquisição de 2.529 ônibus elétricos, 2.782 ônibus Euro 6 e 39 veículos sobre trilhos, contribuindo para a eficiência energética e a redução das emissões de CO₂ nas cidades.
A iniciativa contempla 61 municípios e 7 estados, priorizando a melhoria da qualidade de vida urbana e o fortalecimento da indústria nacional.
Os recursos serão utilizados para substituir veículos antigos por modelos mais modernos e sustentáveis, alinhando-se às metas de descarbonização e à promoção de uma mobilidade urbana mais eficiente.
Dentre os municípios beneficiados, destacam-se cidades como: Campinas, com 265 ônibus elétricos; Uberlândia, com 216; Porto Alegre, com 100; e Salv
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes