21.2 C
Rondonópolis
quinta-feira, 15 maio - 08:36
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesAcesso das prefeituras a dados é obstáculo para aprovação do Marco da...

Acesso das prefeituras a dados é obstáculo para aprovação do Marco da Mobilidade


Novo presidente do Fórum de Secretários de Mobilidade, Ogeny Maia, avalia que maioria das cidades, sem informação de bilhetagem, ficam nas mãos de operadores  

ALEXANDRE PELEGI

Fórum quer ajudar cidades a ter planos de mobilidade e receberem verbas

Em entrevista ao Podcast do Transporte, Ogeny Maia, conta que o Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade, apoiado pela ANTP, já enviou mensagem ao novo relator do Marco Legal do Transporte Coletivo Urbano, deputado José Priante (MDB-PA), pedindo celeridade na aprovação. Ogeny acha que um obstáculo à tramitação vem da situação de muitas cidades sem acesso aos dados de bilhetagem, que serão obrigatórios pela nova legislação.

Maia comentou o levantamento publicado pelo Podcast do Transporte dando conta de que menos de 20% das cidades elegíveis aprovaram seus planos de mobilidade. Ele afirmou que um dos objetivos do Fórum na sua gestão é ajudar as cidades a criarem seus planos e se credenciarem para receber mais recursos. Ele citou que em 2022, pós pandemia, o governo liberou 2,5 bilhões para subsidiar a gratuidade de idosos. Mas muitas cidades, com receio de não conseguirem se organizar para prestar contas, sequer se candidataram ao recurso.

 

Números positivos para a área de ônibus neste período 

Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, acompanhou nesta semana o momento positivo do setor de ônibus neste começo de ano e fala dos números e das movimentações na produção, exportação e mercado. Acompanhe na sua coluna.

 

As aventuras de exportar para países distantes

A editora da revista Technibus, Márcia Pinna, também mergulhou no balanço do mercado de ônibus. Mas ela vai no detalhe, conversando com executivo da Irizar sobre as dificuldades e adaptações necessárias para a logística de exportação para países como a Austrália e África.

 

México avança com trólebus, conta Alexandre Pelegi

O jornalista especializado e nosso editor-geral e apresentador Alexandre Pelegi comemora a inauguração de uma nova linha de BRT na cidade do México. A diferença em relação aos nossos sistemas é que os mexicanos se utilizam de trólebus para fazer o percurso. Os tradicionais ônibus elétricos receberam atualização, ganharam autonomia e não precisam estar ligados todo o tempo às linhas de eletricidade. São veículos chineses, mas Pelegi conta que nós também temos a tecnologia.

 

Informação com análise é no Podcast do Transporte.  Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto.  Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments