Publicado em: 19 de setembro de 2025
Recursos adicionais serão aplicados em nova subestação elétrica, adequações de canteiros, apoio a moradores vizinhos e reforço na operação e vigilância das frentes de obra
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) assinou, em 10 de setembro de 2025, o 8º Termo Aditivo ao Contrato nº 4138221303, referente à execução das obras civis da Linha 2-Verde, no trecho entre as estações Orfanato e Santa Clara (antiga Água Rasa) e o túnel NATM até o VSE Falchi Gianini. O valor do contrato foi majorado em R$ 62,7 milhões, passando de R$ 625,1 milhões para R$ 687,9 milhões (data-base 01/07/2014).
Os recursos adicionais destinam-se à implantação de uma nova subestação elétrica no canteiro do VSE Falchi Gianini, à realocação de redes internas de elétrica, hidráulica e ar comprimido e ao uso de geradores de grande porte para garantir o fornecimento de energia durante as intervenções. Também contemplam a reforma, limpeza e ampliação de canteiros de obra, incluindo a construção de estruturas de apoio em imóveis da Rua Falchi Gianini e da Rua Fidelis Papini, além do remanejamento de equipamentos de acesso, como escadas e elevadores cremalheira.
Outro ponto do aditivo é o apoio a moradores vizinhos (lindeiros), que poderão ser acomodados em hotéis próximos, com direito a vagas de garagem e hospedagem para animais de estimação, durante as fases mais impactantes das obras. O documento ainda prevê reforço na operação, manutenção, limpeza e vigilância dos canteiros, inclusive na Estação Orfanato.
Com a inclusão desses itens, o contrato passa a ter R$ 668,1 milhões em serviços remunerados por preço unitário e R$ 19,7 milhões por preço global, contemplando hidráulica, acabamento, paisagismo e comunicação visual.
As obras são executadas pelo Consórcio Construtor Metrô Linha 2 – Verde – Lote 3, formado pela Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A. (em recuperação judicial), PowerChina Brasil Construtora Ltda. e PowerChina International Group Limited do Brasil.
Linha 2-Verde: expansão
A Linha 2-Verde é hoje uma das principais do sistema metroviário paulistano, com 14 estações em operação entre Vila Prudente e Vila Madalena, em 15 km de extensão.
As obras de expansão seguem em ritmo avançado: o trecho até Vila Formosa está previsto para ser entregue em 2027, enquanto a chegada à Penha deve ocorrer em 2028.
Atualmente, o avanço físico é de aproximadamente 81% no segmento entre Vila Prudente e o Complexo Rapadura e de 77,5% no trecho que abrange estações como Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel. Além disso, está em andamento a construção do Pátio Tamanduateí, essencial para a operação da linha ampliada, também com previsão de conclusão em 2027.
A expansão até a Penha somará mais 8 estações e, no futuro, o prolongamento até Guarulhos, pela Rodovia Dutra, poderá levar a linha a ultrapassar os 20 km de extensão, consolidando-a como um dos eixos estruturantes de transporte da capital.
Primeira página do aditivo:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes