Publicado em: 14 de novembro de 2025

Documento foi revelado em painel do Sistema Transporte na Conferência das Mudanças Climáticas em Belém (PA); DIÁRIO DO TRANSPORTE cobre a convite da ELETRA INDUSTRIAL
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
Além de renovação de frota, empresas de ônibus têm contribuído para a redução dos impactos no meio ambiente, causados habitualmente por suas atividades.
Medidas positivas e boas práticas também foram destaques na COP30 (Conferência das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas).
O evento ocorre em Belém (PA) e tem cobertura presencial do Diário do Transporte, que viajou à capital paraense a convite da Eletra Industrial, empresa 100% nacional que produz ônibus elétricos, desenvolve soluções em eletromobilidade e presta consultoria para empresas de transportes e gestores públicos, desde a escolha das obras civis necessárias, passando pela relação das linhas de financiamento até treinamento de motoristas, por meio do serviço exclusivo Eletra Consult.
Exemplos de boas práticas de empresas de transportes fazem parte do Inventário de Emissões do Sistema Transporte, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), revelado em primeira mão pelo Diário do Transporte.
Relembre:
COP30: Caminhões respondem por 34% das emissões de gás carbônico e veículos pequenos por quase metade – VÍDEO
Entre os exemplos de boas práticas mencionados na publicação, na área de ônibus rodoviários de média e longa distância, estão a Viação Ouro e Prata, do Rio Grande do Sul, e o Grupo Águia Branca, que engloba, as empresas Viação Águia Branca e Vix Logística, com sede no Espírito Santo.
A divulgação destas ações, segundo a CNT, visa reconhecer as empresas que tomam estas ações e mais que isso: estimular outras empresas a aderirem estas práticas ou desenvolverem ações mais direcionadas às regiões onde atuam.
Incentivos a reflorestamento, uso de fontes renováveis de energia, atuação maior no mercado de carbono e manutenção mais rigorosa dos ônibus estão entre as medidas dos dois grupos empresariais.
Confira:
Viação Ouro e Prata
Medidas de Descarbonização
O compromisso com a sustentabilidade está presente na atuação da Viação Ouro e Prata, de modo que a empresa realiza investimentos em projetos que priorizam a responsabilidade visando a preservação do meio ambiente. Em 2021, no Dia da Árvore, todas as passagens vendidas no site oficial foram revertidas em plantio de árvores. A ação resultou em 438 mudas plantadas em uma área de preservação permanente em Gravataí (RS). Esse plantio proporcionou a compensação de 73 mil kg de CO2e e contemplou três dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU24. Tais projetos foram importantes pois resultaram na compensação de 133.138 kg de CO2 com o plantio de 700 árvores25 no período de 2021 a 2024. Em 2022, a Ouro e Prata lançou o Programa Passagem Carbono Neutro, em que o usuário pode acessar o site oficial da empresa e solicitar a opção de compensação do seu trajeto. Todo o valor arrecadado é destinado a projetos certificados de proteção climática e ambiental, reconhecidos pela ONU e pelo VCS. Desde a sua implementação até setembro de 2025, a iniciativa Passagem Carbono Neutro neutralizou 60.138 kg de CO2, por meio do apoio a projetos relacionados ao plantio de árvores, que resultou em mais de 300 mudas plantadas.
Além disso, a nova frota da Viação Ouro e Prata possui a tecnologia Euro 6, que garante motores menos poluentes em comparação aos modelos anteriores. Outra ação de destaque é a Avaliação Veicular Ambiental, do Programa Despoluir, no qual 100% de seus veículos são submetidos ao teste de opacidade. Tal medida contribui para a melhoria da qualidade do ar, reduzindo o consumo de combustível e as emissões associadas, assim como permite a regularização dos veículos quando estão fora dos parâmetros ambientais, determinados em lei.
Benefícios Alcançados
• plantio de mais de 700 árvores, com a capacidade de neutralização de 133.138 kg de CO2, efetuada no período de 2021 a 2024;
• aquisição de novos veículos, que propiciam a redução das emissões associadas à atividade transportadora, em comparação com modelos anteriores;
• frota inspecionada periodicamente pelo Programa Ambiental Despoluir.
Grupo Águia Branca
Medidas de Descarbonização
A responsabilidade ambiental é um dos pilares estratégicos do Grupo e, por isso, a gestão de recursos e o compromisso com a preservação ambiental são incorporados às práticas corporativas da empresa que visa à geração de impactos positivos à sociedade mediante a promoção do bem-estar das gerações atuais e futuras. Desde 2017, o Grupo Águia Branca preserva uma área remanescente do bioma Mata Atlântica no Espírito Santo, de 2.200 hectares,19 o que contribui diretamente com a neutralização das emissões de suas operações. Além da preservação florestal, no ano de 2020, foram realizados investimentos para aquisição de ônibus elétricos, com o intuito de reduzir as emissões do transporte de passageiros. No mesmo ano, houve a criação da empresa AB Energias Renováveis20, situada no estado de São Paulo, e que possui a instalação de usinas de energia renovável que abastecem empresas situadas no Espírito Santo e em Minas Gerais. Ao todo, já foi ultrapassada a marca de 12 mil painéis solares instalados em sete bases operacionais da empresa, produzindo anualmente mais de 4,9 milhões21 de KWh. Em 2024, 22,27% do consumo total de energia das operações da Vixpar advieram de fonte renovável.
Por fim, a Viação submete toda a sua frota ao serviço de avaliação veicular ambiental do Programa Ambiental Despoluir, que garante a sua regularização e contribui para a melhoria da qualidade do ar, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes associadas. Por meio dessa iniciativa, foi conquistado o Prêmio QualiAr22, promovido pela Federação das Empresas de Transporte do Espírito Santo, que certifica anualmente as entidades que tenham mantido 100% de aprovação na inspeção ambiental de suas frotas pelo Despoluir.
Benefícios Alcançados
• preservação de mais de 2 mil hectares da Mata Atlântica no Corredor Ecológico Pedra Azul, na região das Montanhas Capixabas;
• criação da AB Energias Renováveis, com a capacidade de evitar o lançamento de 3.508 toneladas de CO2 na atmosfera por ano;
• 100% da frota inspecionada periodicamente pelo Programa Despoluir.






Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira


