Publicado em: 25 de junho de 2025
Entrega ainda deve envolver outras empresas, como Sambaíba, que recebeu mais Marcopolo Attivi – Mercedes-Benz
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
Apoio Markus Vinícius
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A capital paulista terá mais 100 ônibus elétricos nos próximos 30 dias.
Com isso, a frota deste tipo de veículo com baterias vai se aproximar de 650 unidades, além dos 210 trólebus, que não poluem também, mas circulam restritos à rede área de fiação.
Os quase 900 elétricos (bateria e trólebus) em operação ratificam São Paulo como a maior frota de ônibus não poluentes do Brasil e uma das maiores da América Latina.
Porém, mesmo assim, o número ainda é visto como uma frustração. Em julho de 2025, serão cerca de 900. Total bem abaixo dos 2,6 mil elétricos que estavam na meta da gestão para até dezembro de 2024. É pequeno ainda se considerar que São Paulo possui cerca de 13 mil ônibus municipais.
A prefeitura culpa a distribuidora de energia ENEL por não fazer as adequações nas garagens e na tensão das redes.
A promessa de entrega das 100 unidades nos próximos 30 dias foi feita pelo prefeito Ricardo Nunes, na manhã desta quarta-feira, 25 de junho de 2025, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Nunes não poupou de novo a ENEL, mas ao menos nesta declaração foi mais contido e disse que negocia prazos com a empresa italiana.
Só esse ano, eu já coloquei 215 ônibus elétricos em circulação, só esse ano, nós estamos no sexto mês. “Daqui a mais ou menos 30 dias, eu coloco mais 100 ônibus elétricos, a gente vai, paulatinamente, de acordo com o que as empresas que fornecem energia possam colocar infraestrutura na garagem para o carregamento, a gente vai avançando e substituindo esses ônibus gradativamente.”
Enquanto não há infraestrutura, a frota envelhece. As empresas de ônibus estão proibidas de comprar modelos a diesel desde 17 de outubro de 2022 e, como solução paliativa, a gerenciadora de transportes SPTrans (São Paulo Transporte) , permitiu a ampliação da idade máxima da frota de 10 anos para 13 anos.
Mesmo assim, com infraestrutura ainda limitada nas redes e garagens, as empresas estão comprando novos veículos elétricos.
Nesta quarta-feira (25), mesmo dia da entrevista, a Alfa RodoBus, que opera na zona Oeste, recebeu 10 unidades de um modelo não muito comum ainda na cidade quanto a carroceria: Marcopolo Torino Low Entry elétrico. A tecnologia e os chassis já são conhecidos na capital: BYD DW9.
Já a Transcap, que opera nas zonas Oeste e Sul, recebeu as primeiras quatro unidades de um lote de 15 do modelo Caio eMillennium/Eletra Ebus 12/Mercedes-Benz O500 U/WEG. O conjunto está entre os mais vendidos do País.
A entrega anunciada por Nunes para os próximos 30 dias, ainda deve envolver outras empresas, como Sambaíba, que recebeu nesta quarta-feira (15) mais unidases Marcopolo Attivi – tecnologia “pura” Mercedes-Benz eO500 U.
Viações como Metrópole Paulista e ViaSudeste também devem estar na próxima cerimônia.
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Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Yuri Sena