34.9 C
Rondonópolis
segunda-feira, 29 dezembro - 15:12
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesAlstom fornece 47 trens e serviços de manutenção para novos corredores ferroviários...

Alstom fornece 47 trens e serviços de manutenção para novos corredores ferroviários no México


Contrato tem valor aproximado de 20,2 bilhões de pesos mexicanos (cerca de 920 milhões de euros); novos trens de última geração serão fabricados na planta da Alstom em Ciudad Sahagún, utilizando mais de 76% de insumos do país latino-americano

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Alstom, empresa de mobilidade, assinou um contrato com a Agência Reguladora de Transporte Ferroviário (ARTF) do México para o fornecimento de 47 trens de passageiros do tipo DMU (Diesel Multiple Unit), sendo 33 para longas distâncias e 14 para curtas distâncias. Os trens atenderão os corredores Cidade do México–Querétaro–Irapuato e Saltillo–Monterrey–Nuevo Laredo.

O projeto integra o Plano Nacional de Desenvolvimento 2025–2030 do país fará a conexão de regiões estratégicas das regiões centro e norte.

O contrato está avaliado em aproximadamente 20,2 bilhões de pesos mexicanos (cerca de 920 milhões de euros). Além do fornecimento dos 47 trens, o acordo inclui manutenção completa por cinco anos, implantação de pátios de manutenção, estações de inspeção e abastecimento, além de treinamento técnico e comissionamento dos trens.

“Este projeto exemplifica o compromisso da Alstom com o México. 76,6% do conteúdo dos trens será produzido no país. Esse nível de comprometimento local impulsiona a indústria ferroviária mexicana, promove a especialização técnica e fortalece a rede de fornecedores locais, criando empregos de qualidade em toda a cadeia de valor”, disse Maite Ramos, Diretora-geral da Alstom para a região da América Latina Norte.

A empresa estima que a iniciativa permitirá a criação e manutenção de centenas de empregos, abrangendo funções qualificadas nas áreas de engenharia e gestão de projetos, além de oportunidades na manufatura. “Fabricar trens para o México, feitos no México, não se trata apenas de um projeto específico, mas de nossa contribuição de longo prazo para a mobilidade sustentável e o desenvolvimento do país”, afirmou Maite.

Trens de última geração, confortáveis e confiáveis

Conhecidos localmente como “Trenes del Norte”, os trens Adessia Stream da Alstom, projetados para operação sem catenária, atingem velocidades máximas de cerca de 165 km/h. Cada unidade terá aproximadamente 100 metros de comprimento e permitirá acoplamento duplo, formando composições de até oito carros.

A capacidade será flexível: cerca de 300 passageiros nos serviços de longa distância e até 600 nos serviços de curta distância. Os trens oferecerão acessibilidade total para pessoas com mobilidade reduzida (PMR) e sistemas de informação em tempo real.

A Alstom soma mais de 40 mil carros vendidos em 60 sistemas em 15 países. As composições são fabricadas com materiais de alta qualidade, como alumínio e aço inoxidável.

Além do desempenho e da eficiência, o design dos Trenes del Norte busca dialogar com a identidade cultural do México. O conceito se inspira no náuatle, língua viva desde o século VII, e no Códice Boturini, manuscrito icônico que orienta a paleta cromática com tons terrosos de ocre, marrom quente e rosa.

A frente do trem simboliza o orgulho regional, inspirada no olhar intenso do puma — símbolo de força e agilidade —, com linhas aerodinâmicas que transmitem dinamismo e três luzes horizontais que remetem aos bigodes do felino, criando uma assinatura visual única e reconhecível.

Externamente, o trem de longa distância apresenta uma faixa preta profunda que parte do nariz e percorre o teto, reforçando a sensação de movimento. Uma faixa verde, inspirada no Códice Boturini, adiciona contraste sofisticado, enquanto portas em tom marrom-terroso garantem acessibilidade intuitiva. Acabamentos iridescentes refletem a luz e o ambiente, conferindo presença sofisticada e vibrante.

O design dos trens de curta distância preserva essa continuidade visual, consolidando uma identidade sólida para os Trenes del Norte. Janelas integradas a uma superfície preta contínua reforçam a percepção de modernidade e segurança, enquanto a assinatura luminosa frontal reafirma a promessa de velocidade e conexão cultural.

Cinco anos de manutenção

Além do fornecimento dos 47 trens, o contrato contempla manutenção completa por cinco anos, implantação de pátios de manutenção, estações de inspeção e abastecimento, além de treinamento técnico e comissionamento das composições.

A empresa atua em mais de 250 localidades no mundo, realizando manutenção corretiva e preventiva, revisões gerais, gestão de obsolescência, limpeza, operação de almoxarifados, modernizações, entre outros serviços.

O sistema preditivo HealthHub da Alstom, que também fará parte do serviço dos Trenes del Norte, monitora mais de 10 mil carros, opera em mais de 30 cidades e reduziu o consumo de energia em 20% desde 2014.

Feito no México

Os trens serão fabricados na planta da Alstom em Ciudad Sahagún, no estado de Hidalgo, unidade que possui certificações internacionais e processos avançados para o trabalho com aço inoxidável e alumínio.

A planta de Sahagún é o maior centro de manufatura da Alstom nas Américas — e o terceiro maior do grupo no mundo — e será responsável pela produção dos 47 trens DMU. A fábrica fica localizada em uma região industrial com mais de sete décadas de tradição manufatureira. Ao longo de sua história, mais de 2 mil locomotivas e 3.500 carros ferroviários foram fabricados .

Em 2025, a Alstom recebeu oficialmente o selo “Hecho en México”, distinção governamental que certifica produtos projetados, fabricados e montados no país sob elevados padrões de qualidade e inovação.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments