33.9 C
Rondonópolis
terça-feira, 13 maio - 13:02
- Publicidade -
Publicidade
HomeEsportesAmérica confia na 'palavra' de Jardine, mas 'rói as unhas' com Botafogo

América confia na ‘palavra’ de Jardine, mas ‘rói as unhas’ com Botafogo


Em busca de um novo treinador após a decisão de Artur Jorge em deixar o clube, o Botafogo entrevistou André Jardine, considerado uma sensação no futebol mexicano por conduzir o América-MEX a três títulos nacionais, sendo campeão duas vezes o Apertura (2023 e 2024) e uma vez o Clausura (2024).

Como apurou a ESPN, no entanto, o Glorioso ainda não enviou proposta oficial pelo treinador de 45 anos.

O caso gerou expectativa nos bastidores do América, que tem monitorado a movimentação.

“É uma realidade que há estresse, há nervosismo e há muita gente roendo as unhas dentro do clube. É muito real a possibilidade de que Jardine possa sair da equipe americanista depois de ter conseguido o tricampeonato da liga”, explicou o jornalista mexicano Cesar Caballero, da ESPN.

“Consegui confirmar com algumas fontes que durante o dia 31 de dezembro André Jardine teve uma reunião com dirigentes do Botafogo onde puderam apresentaram o que podem lhe oferecer. Não disseram quantias exatas, mas indicaram um aumento salarial de pelo menos 50%”.

“Qual é o passo seguinte? Convencer André Jardine. No momento em que Jardine diga ‘sim’ ao Botafogo, então aí se aproximarão do América para negociar a liberação do brasileiro. Posso dizer que nessa reunião do dia 31 de dezembro as coisas caminharam de boa maneira. A Jardine, sem dúvidas, atrai dirigir [uma equipe] no Mundial de Clubes e na Libertadores. Se tiver boa atuação, talvez pensar em abrir as portas da seleção brasileira”.

Como reportou a ESPN com fontes ligadas ao treinador, Jardine não pensa em deixar o México neste momento. Ainda assim, o estafe acompanha a situação envolvendo o Glorioso. A visão é de que o clube brasileiro um projeto sólido na carreira do comandante, que está no futebol mexicano desde 2022, quando foi para o Atlético San Luis.

Ainda segundo jornalista Cesar Caballero, da ESPN, o treinador indicou à direção do clube que retornará ao América em 2025 para seguir à frente da equipe.

De férias no Brasil, Jardine é aguardado na Cidade do México na próxima segunda-feira (06).

“Dentro do América confiam na palavra de Jardine. Antes de sair [de férias] ele disse que voltará e que buscará o tetracampeonato. Por isso, até o dia de hoje, não estão em busca de um novo treinador. André é esperado para retornar na próxima segunda-feira com o resto do elenco para começar a preparação para o Clausura 2025. Mas é uma realidade que o Botafogo não desistiu, seguiu insistindo com André Jardine e houve essa reunião no dia 31 de dezembro entre as partes”.

Ainda que consiga convencer o treinador a mudar de ares, o Botafogo precisará abrir bem os cofres para tirar Jardine do América, principalmente diante da multa rescisória prevista para o fim antecipado do contrato, renovado recentemente e com validade até 2027.

“Essa cláusula é interessante. Ela estipulava que ele poderia sair em caso de uma seleção ou uma equipe europeia. Não estava comtemplado que poderia sair ao mercado sul-americano. Para o mercado mexicano estava totalmente bloqueado o André Jardine, sequer existia essa cláusula. Ela existe para seleções e para a Europa”, explicou Caballero.

“Agora terá que se ver como trabalham esse tema se ele quiser sair e regressar à América do Sul. Me comentaram que é uma cláusula que ronda os 3 milhões de dólares (cerca de R$ 18,6 milhões). Não é uma cláusula barata, não é uma saída fácil que teria André Jardine caso queira sair ao Botafogo. Se ele quiser ir, o clube brasileiro terá que colocar muito dinheiro à mesa da direção do América”.

“Com certeza precisarão pensar se estão dispostos a pagar essa cláusula de rescisão. Até agora não houve nenhum contato entre diretorias. Isso é muito importante destacar, que não há uma negociação ativa, mas é uma realidade que estão rondando para fazer isso”.

Medalha de ouro no futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio, Jardine é destaque no América. Em pouco mais de um ano e meio, o brasileiro já conquistou seis títulos com Las Águilas.

Na Liga Mexicana, Jardine conquistou duas vezes o Apertura (2023 e 2024) e uma vez o Clausura (2024). Ainda em 2024, empilhou o título do Campeão dos Campeões, Campeones Cup e Supercopa do México.

O Glorioso, por sua vez, vem de uma temporada “mágica” em 2024, com os títulos do Brasileirão e CONMEBOL Libertadores.

Próximos jogos do Botafogo:



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments