Publicado em: 3 de junho de 2025
Obras seguem para atender à futura demanda entre Vila Prudente e Penha; fase atual inclui construção de oficinas e ampliação de vias
ARTHUR FERRARI
As obras de ampliação do Pátio Tamanduateí, na Zona Sudeste de São Paulo, avançam para uma nova etapa após um ano e meio de intervenções. A estrutura, que será fundamental para receber os 22 novos trens da expansão da Linha 2-Verde do Metrô, entra agora na fase final de fundação, aterro, compactação e contenção.
A readequação do pátio é uma etapa estratégica para a expansão da Linha 2, atualmente em obras entre Vila Prudente e Penha, trecho que incluirá oito novas estações. O investimento contempla a construção de cinco novos blocos operacionais, entre eles uma nova oficina de trens com 5.200 m² (bloco A1) e a ampliação da oficina de veículos (bloco C1), que terá cerca de 790 m². No total, serão adicionados aproximadamente 10 mil m² de área construída ao complexo.
Além disso, seis novas vias ferroviárias estão sendo implantadas, somando quase 1 km de trilhos adicionais. Para viabilizar a expansão, foi necessário enfrentar um dos maiores desafios da obra: o solo mole da região. Técnicas específicas como drenagem com colchões de areia, uso de drenos verticais e sobrecarga para adensamento foram adotadas, após a movimentação de cerca de 30 mil m³ de terra.
Outro destaque da intervenção é o muro de contenção de 275 metros de comprimento e 5,7 metros de altura, projetado para proteger o pátio contra enchentes — problema recorrente na área — e garantir estabilidade ao aterro. Cerca de 90 metros da estrutura já foram concretados.
O projeto inclui ainda a construção de enfermaria, vestiários, áreas de apoio e um depósito de resíduos, além de ajustes no sistema viário interno para integrar as novas instalações ao pátio já existente. Atualmente, o avanço físico da obra está em torno de 20%.
A ampliação do Pátio Tamanduateí é considerada essencial para garantir a manutenção e operação dos novos trens até a conclusão do futuro Pátio Paulo Freire, previsto para a segunda fase da expansão da Linha 2-Verde. A entrega da obra está prevista para 2027, mesmo ano em que a primeira fase da nova extensão da linha deve ser inaugurada.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte