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Aniversário de São Paulo é celebrado em passeio de trólebus na tradicional 408 A-10 – conheça a história da linha


Linha é um dos exemplos concretos do crescimento da cidade de São Paulo e da vocação pelo transporte limpo

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

(VEJA O VÍDEO AO FIM DO TEXTO, MAS LEIA ANTES)

O crescimento de São Paulo tem vários símbolos: personalidades, ruas, avenidas, edifícios e serviços.

E com certeza, os transportes estão entre os elementos concretos que mostram como a capital paulista a cada dia cresce e se transforma.

Um dos exemplos disso é a linha de trólebus 408 A-10 (Machado de Assis – Cardoso de Almeida) a mais antiga em operação com este tipo de veículo.

Neste sábado, 25 de janeiro de 2025, quando a cidade completou 471 anos de fundação, um passeio pela linha celebrou o aniversário e possibilitou uma experiência imersiva que trouxe a história de bairros e dos trólebus que são a cara de São Paulo.

A iniciativa foi do projeto Circulando Essepê – Olhe pela janela e observe a paisagem!, coordenado por Maria Luiza Paiva de Almeida.

A atividade teve o apoio da Associação dos Ex-Funcionários da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), presidida por Washington de Carvalho, e da Ambiental Transportes Urbanos, atual operadora dos 201 trólebus da cidade.

Foi mostrado um breve histórico da linha e dos bairros. Também foi detalhada como está atualmente a operação dos trólebus de São Paulo.

LINHA 408 A-10 – A HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA CIDADE:

A 408 A-10 expressa o crescimento da cidade de São Paulo porque ao longo dos anos, a linha também cresceu. A ligação foi a primeira regular de ônibus não poluentes da cidade e começou a operar em 1949 pela empresa pública CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), com itinerário entre o bairro da Aclimação (Praça General Polidoro) e o centro (Praça João Mendes), substituindo os bondes da linha 16.

A cidade crescia e moradores, estudantes e comerciantes pediram a extensão da linha que em 1955 passou a fazer o trajeto entre a Praça General Polidoro e a Rua Cardoso de Almeida, na região de Perdizes. A linha neste ano de 1955 começou a ser identificada como 216.

O nome Machado de Assis/Cardoso de Almeida para linha foi dado em 1957, com uma extensão de quase 2 km em um dos extremos. Dez anos depois, após uma reformulação na malha de linhas municipais, em 1967, a numeração da linha passou de 216 para 916, mas o itinerário ficou quase o mesmo.

A identificação 408A-10 veio no início dos anos 1980, fruto da reformulação do sistema de linhas idealizada na década anterior por Adriano Branco como secretário de Transportes e Olavo Setúbal como prefeito

LINHA DEIXOU DE TER TRÓLEBUS EM DUAS OCASIÕES:

Símbolo dos trólebus e da mobilidade não poluente, a 408A-10 Machado de Assis/Cardoso de Almeida deixou de ter trólebus em duas ocasiões ao menos (sem contar com desligamentos de rede e desvios de rotas de forma temporária e rápida).

Uma delas foi de 1975 a 1982 por causa de mudanças de mão de direção em vias da região da Vila Buarque, parte do trajeto, até a readequação da fiação aérea. A outra ocasião foi em 1993, ainda como CMTC, para a construção de um piscinão no Pacaembu que provou desvios no itinerário. O retorno dos trólebus ocorreu somente em 1996. As CMTC já tinha sido privatizada e os serviços eram de responsabilidade da empresa Eletrobus.

A descrição do passeio na programação oficial mostra a importância histórica da linha:

“É uma experiência turística diferente, imersiva e sustentável tendo como cenário a cidade de São Paulo. Desfrute do itinerário que conta parte da história de São Paulo – do Centro Histórico às ruas emblemáticas, bairros interessantes como Higienópolis, Liberdade e Aclimação, com destaque para lugares de memória identificados pelas Placas de Memória Paulistana. Neste passeio, conduzido por guias e muito bate-papo, vamos refletir juntos sobre novas formas de perceber e usufruir a cidade”.

Veja o vídeo do passeio:

O trajeto atual da linha, de acordo com a SPTrans, é:

PÇA. ROSA ALVES DA SILVA 321 – 352
R. GUIMARÃES PASSOS 320 – 217
R. DR. RAFAEL CARAMURU LANZELLOTI 116 – 1
R. JOSÉ DO PATROCÍNIO 268 – 459
R. MACHADO DE ASSIS 0 – 534
R. PAULA NEI 371 – 614
R. TOPÁZIO 1001 – 1
PÇA. GEN. POLIDORO 175 – 39
AV. TURMALINA 219 – 1
AV. DA ACLIMAÇÃO 323 – 1
R. PIRES DA MOTA 486 – 238
R. BUENO DE ANDRADE 577 – 1
R. TAMANDARÉ 1 – 39
R. DA GLÓRIA 1012 – 841
R. CONS. FURTADO 780 – 377
VIAD. SHUHEI UETSUKA 58 – 1
R. CONS. FURTADO 376 – 2
R. ANITA GARIBALDI 1 – 90
PÇA. CLOVIS BEVILAQUA 1 – 387
R. ROBERTO SIMONSEN 173 – 87
R. VENCESLAU BRÁS 110 – 1
PÇA. DA SE 0 – 0
LGO. PATEO DO COLÉGIO 0 – 134
VIAD. BOA VISTA 1 – 230
R. BOA VISTA 43 – 390
LGO. S. BENTO 1 – 58
R. LÍBERO BADARÓ 0 – 256
VIAD. DO CHÁ 1 – 258
PÇA. RAMOS DE AZEVEDO 300 – 496
R. CONS. CRISPINIANO 275 – 410
LGO. PAISSANDU 0 – 0
AV. S. JOÃO 465 – 674
AV. IPIRANGA 709 – 807
PÇA. DA REPÚBLICA 400 – 191
R. MQ. DE ITU 1 – 897
R. SABARÁ 1 – 242
R. MARANHÃO 147 – 765
R. ARACAJU 95 – 272
PÇA. VILABOIM 2 – 172
R. ARMANDO PENTEADO 1 – 70
R. ALAGOAS 841 – 0
PÇA. CHARLES MILLER 51 – 154
AV. ARNOLFO AZEVEDO 2 – 380
R. ZEQUINHA DE ABREU 1 – 432
R. CARDOSO DE ALMEIDA 0 – 1738
R. JOSÉ DE FREITAS GUIMARÃES 1069 – 433
R. PROF. JOÃO ARRUDA 1 – 60

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari





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