Publicado em: 25 de janeiro de 2025
Linha é um dos exemplos concretos do crescimento da cidade de São Paulo e da vocação pelo transporte limpo
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
(VEJA O VÍDEO AO FIM DO TEXTO, MAS LEIA ANTES)
O crescimento de São Paulo tem vários símbolos: personalidades, ruas, avenidas, edifícios e serviços.
E com certeza, os transportes estão entre os elementos concretos que mostram como a capital paulista a cada dia cresce e se transforma.
Um dos exemplos disso é a linha de trólebus 408 A-10 (Machado de Assis – Cardoso de Almeida) a mais antiga em operação com este tipo de veículo.
Neste sábado, 25 de janeiro de 2025, quando a cidade completou 471 anos de fundação, um passeio pela linha celebrou o aniversário e possibilitou uma experiência imersiva que trouxe a história de bairros e dos trólebus que são a cara de São Paulo.
A iniciativa foi do projeto Circulando Essepê – Olhe pela janela e observe a paisagem!, coordenado por Maria Luiza Paiva de Almeida.
A atividade teve o apoio da Associação dos Ex-Funcionários da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), presidida por Washington de Carvalho, e da Ambiental Transportes Urbanos, atual operadora dos 201 trólebus da cidade.
Foi mostrado um breve histórico da linha e dos bairros. Também foi detalhada como está atualmente a operação dos trólebus de São Paulo.
LINHA 408 A-10 – A HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA CIDADE:
A 408 A-10 expressa o crescimento da cidade de São Paulo porque ao longo dos anos, a linha também cresceu. A ligação foi a primeira regular de ônibus não poluentes da cidade e começou a operar em 1949 pela empresa pública CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), com itinerário entre o bairro da Aclimação (Praça General Polidoro) e o centro (Praça João Mendes), substituindo os bondes da linha 16.
A cidade crescia e moradores, estudantes e comerciantes pediram a extensão da linha que em 1955 passou a fazer o trajeto entre a Praça General Polidoro e a Rua Cardoso de Almeida, na região de Perdizes. A linha neste ano de 1955 começou a ser identificada como 216.
O nome Machado de Assis/Cardoso de Almeida para linha foi dado em 1957, com uma extensão de quase 2 km em um dos extremos. Dez anos depois, após uma reformulação na malha de linhas municipais, em 1967, a numeração da linha passou de 216 para 916, mas o itinerário ficou quase o mesmo.
A identificação 408A-10 veio no início dos anos 1980, fruto da reformulação do sistema de linhas idealizada na década anterior por Adriano Branco como secretário de Transportes e Olavo Setúbal como prefeito
LINHA DEIXOU DE TER TRÓLEBUS EM DUAS OCASIÕES:
Símbolo dos trólebus e da mobilidade não poluente, a 408A-10 Machado de Assis/Cardoso de Almeida deixou de ter trólebus em duas ocasiões ao menos (sem contar com desligamentos de rede e desvios de rotas de forma temporária e rápida).
Uma delas foi de 1975 a 1982 por causa de mudanças de mão de direção em vias da região da Vila Buarque, parte do trajeto, até a readequação da fiação aérea. A outra ocasião foi em 1993, ainda como CMTC, para a construção de um piscinão no Pacaembu que provou desvios no itinerário. O retorno dos trólebus ocorreu somente em 1996. As CMTC já tinha sido privatizada e os serviços eram de responsabilidade da empresa Eletrobus.
A descrição do passeio na programação oficial mostra a importância histórica da linha:
“É uma experiência turística diferente, imersiva e sustentável tendo como cenário a cidade de São Paulo. Desfrute do itinerário que conta parte da história de São Paulo – do Centro Histórico às ruas emblemáticas, bairros interessantes como Higienópolis, Liberdade e Aclimação, com destaque para lugares de memória identificados pelas Placas de Memória Paulistana. Neste passeio, conduzido por guias e muito bate-papo, vamos refletir juntos sobre novas formas de perceber e usufruir a cidade”.
Veja o vídeo do passeio:
O trajeto atual da linha, de acordo com a SPTrans, é:
PÇA. ROSA ALVES DA SILVA | 321 – 352 | |
R. GUIMARÃES PASSOS | 320 – 217 | |
R. DR. RAFAEL CARAMURU LANZELLOTI | 116 – 1 | |
R. JOSÉ DO PATROCÍNIO | 268 – 459 | |
R. MACHADO DE ASSIS | 0 – 534 | |
R. PAULA NEI | 371 – 614 | |
R. TOPÁZIO | 1001 – 1 | |
PÇA. GEN. POLIDORO | 175 – 39 | |
AV. TURMALINA | 219 – 1 | |
AV. DA ACLIMAÇÃO | 323 – 1 | |
R. PIRES DA MOTA | 486 – 238 | |
R. BUENO DE ANDRADE | 577 – 1 | |
R. TAMANDARÉ | 1 – 39 | |
R. DA GLÓRIA | 1012 – 841 | |
R. CONS. FURTADO | 780 – 377 | |
VIAD. SHUHEI UETSUKA | 58 – 1 | |
R. CONS. FURTADO | 376 – 2 | |
R. ANITA GARIBALDI | 1 – 90 | |
PÇA. CLOVIS BEVILAQUA | 1 – 387 | |
R. ROBERTO SIMONSEN | 173 – 87 | |
R. VENCESLAU BRÁS | 110 – 1 | |
PÇA. DA SE | 0 – 0 | |
LGO. PATEO DO COLÉGIO | 0 – 134 | |
VIAD. BOA VISTA | 1 – 230 | |
R. BOA VISTA | 43 – 390 | |
LGO. S. BENTO | 1 – 58 | |
R. LÍBERO BADARÓ | 0 – 256 | |
VIAD. DO CHÁ | 1 – 258 | |
PÇA. RAMOS DE AZEVEDO | 300 – 496 | |
R. CONS. CRISPINIANO | 275 – 410 | |
LGO. PAISSANDU | 0 – 0 | |
AV. S. JOÃO | 465 – 674 | |
AV. IPIRANGA | 709 – 807 | |
PÇA. DA REPÚBLICA | 400 – 191 | |
R. MQ. DE ITU | 1 – 897 | |
R. SABARÁ | 1 – 242 | |
R. MARANHÃO | 147 – 765 | |
R. ARACAJU | 95 – 272 | |
PÇA. VILABOIM | 2 – 172 | |
R. ARMANDO PENTEADO | 1 – 70 | |
R. ALAGOAS | 841 – 0 | |
PÇA. CHARLES MILLER | 51 – 154 | |
AV. ARNOLFO AZEVEDO | 2 – 380 | |
R. ZEQUINHA DE ABREU | 1 – 432 | |
R. CARDOSO DE ALMEIDA | 0 – 1738 | |
R. JOSÉ DE FREITAS GUIMARÃES | 1069 – 433 | |
R. PROF. JOÃO ARRUDA | 1 – 60 |
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Arthur Ferrari