Publicado em: 23 de janeiro de 2025

Com uma extensão de 575 quilômetros, trecho ferroviário visa conectar os municípios de Nova Iguaçu (RJ) e Santa Leopoldina (ES), promovendo a integração da malha ferroviária do Sudeste
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou as datas e locais da Audiência Pública nº 14/24, que discutirá a concessão para a implantação e exploração da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118).
A ferrovia, com uma extensão de 575 quilômetros, visa conectar os municípios de Nova Iguaçu (RJ) e Santa Leopoldina (ES), promovendo a integração da malha ferroviária do Sudeste e garantindo o acesso ferroviário a importantes terminais portuários.
A audiência pública tem como objetivo coletar sugestões e contribuições da sociedade. As sessões presenciais ocorrerão nas seguintes datas e locais:
– 27 de janeiro de 2025, em Brasília/DF, às 09h30, no Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES
– 29 de janeiro de 2025, em Vitória/ES, às 09h30, na Federação das Indústrias do Espírito Santo – FINDES
– 31 de janeiro de 2025, no Rio de Janeiro/RJ, às 14h00, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN
A construção da ferrovia será dividida em etapas, começando por um trecho de 80 km entre Santa Leopoldina e Anchieta que será feito pela Vale, como contrapartida pela prorrogação antecipada de suas ferrovias, e integrará o contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).
Outro trecho de aproximadamente 170 km entre Anchieta e o Porto do Açu fará parte de uma nova concessão.
A concessão poderá incluir também a construção de um trecho de 325 km entre o Porto do Açu e Nova Iguaçu, como um investimento contingente a ser realizado pela concessionária mediante decisão unilateral do poder concedente e reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
A ANTT ressalta a importância da participação social neste processo, com o objetivo de garantir transparência e eficiência na concessão da infraestrutura ferroviária. Os documentos relacionados à audiência estarão disponíveis no Sistema ParticipANTT. Os interessados poderão participar presencialmente ou virtualmente, assegurando ampla inclusão no processo decisório. O período para contribuições vai até 12 de fevereiro. Informações e esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo e-mail [email protected].
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


