33.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, 8 agosto - 13:38
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesANTT apresenta à Justiça Federal cronograma para retomada das janelas regulatórias

ANTT apresenta à Justiça Federal cronograma para retomada das janelas regulatórias


Agência promete divulgar os períodos em que empresas podem solicitar autorização para operar novas linhas de transporte rodoviário interestadual de passageiros

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou à Justiça Federal da 1ª Região um cronograma para a abertura da “Janela de Abertura Extraordinária de Mercados”, prevista na Resolução nº 6.033/2023, que define os períodos em que empresas podem solicitar autorização para operar novas linhas de transporte rodoviário interestadual de passageiros.

O advogado e especialista em regulamentação Ilo Lobel da Luz considera que o anúncio representa um ponto de virada para um setor que, segundo ele, enfrenta meses de instabilidade. “Após meses de paralisia que geraram forte instabilidade no setor de transporte de passageiros, a ANTT finalmente sinaliza uma resolução. O Diretor-Geral informou à Justiça Federal, em 5 de agosto de 2025, que um novo cronograma será publicado ainda este mês. É um movimento que pode começar a reverter o clima de incerteza instalado no setor.”

Ele lembra que o mercado aguardava a retomada do processo desde 30 de abril, quando uma decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) retirou os impedimentos jurídicos e autorizou a continuidade do procedimento. “Se o cronograma original tivesse sido cumprido, com o envio das guias de pagamento em maio, as novas operações poderiam ter início já em setembro, fomentando a livre concorrência em mercados desassistidos e monopolistas.”

Para Lobel da Luz, a falta de ação da Agência nos últimos três meses gerou efeitos negativos para todo o sistema. “A inação da Agência adiou essa perspectiva, sobrecarregou o Judiciário com questões regulatórias e gerou insegurança para as empresas. A demora em executar um procedimento técnico, que deveria ser claro e alinhado aos princípios da livre concorrência, frustrou as expectativas do setor.”

O especialista ressalta que a atenção agora se volta para a efetiva publicação do cronograma em agosto. “É um passo decisivo para destravar o processo, restabelecer a previsibilidade regulatória e permitir que novas empresas possam finalmente operar.”

LEIA A MANIFESTAÇÃO DA ANTT NA INTEGRA

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments