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ANTT aprova reconhecimento automático de placas no Vale-Pedágio


Bradesco se junta à Roadcard como fornecedor habilitado; sistema com tecnologia OCR promete reduzir burocracia, ampliar segurança e se integrar ao pedágio Free Flow

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu mais um passo na modernização do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO). Por meio da Decisão SUROC nº 500/2025, publicada no Diário Oficial da União em 29 de agosto de 2025, a agência aprovou a utilização do reconhecimento automático de placas de veículos — tecnologia conhecida como OCR (Optical Character Recognition) — para autorizar os pagamentos do vale.

Instituído pela Lei nº 10.209/2001, o Vale-Pedágio Obrigatório é um mecanismo criado para garantir que o custo do pedágio não seja arcado pelo transportador ou caminhoneiro autônomo, mas sim pelo embarcador (quem contrata o frete). Na prática, o embarcador é obrigado a fornecer ao transportador, de forma antecipada e destacada do valor do frete, os recursos necessários para o pagamento dos pedágios ao longo da viagem. O vale deve ser registrado em sistema homologado pela ANTT e apresentado nas praças de pedágio, assegurando que o transportador não tenha prejuízos ou descontos indevidos em sua remuneração. O descumprimento dessa obrigação pode gerar multas e penalidades ao embarcador.

Com a nova decisão, o Banco Bradesco S.A. passa a ser o mais novo fornecedor habilitado a operar com o sistema de OCR, juntando-se à Roadcard, que já atuava como pioneira neste modelo.

Segundo a ANTT, o novo recurso permitirá mais rapidez, segurança e transparência nas operações, eliminando procedimentos manuais e reduzindo burocracias nas praças de pedágio. Para caminhoneiros e transportadoras, a novidade significa viagens mais ágeis e menor risco de falhas no recebimento do vale. Já para embarcadores, o OCR assegura rastreabilidade eletrônica dos pagamentos, reforçando a segurança jurídica.

Os sistemas regionais e locais de Vale-Pedágio já aprovados pela ANTT seguem válidos, mas a expectativa é de que a tecnologia de leitura de placas acelere a integração nacional e dialogue diretamente com os modelos de pedágio sem cancela (Free Flow), que estão em fase de implantação no país.

Com a habilitação, o Bradesco deverá iniciar o processo de homologação técnica e integração junto às concessionárias de rodovias, em operação gradual. A ANTT vai acompanhar o processo para garantir o cumprimento das regras e assegurar que motoristas e transportadoras recebam corretamente os créditos do Vale-Pedágio.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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