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ANTT e Via Cristais assinam contrato de concessão da BR-040 no trecho entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO)


Foto: Divulgação

Assinatura dá início a um período de transição de um mês, com a previsão de entrega total da gestão da rodovia no dia 10 de março

YURI SENA

Na noite de segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Via Cristais, subsidiária da VINCI Rodovias, firmaram um contrato que marca o início da concessão da rodovia BR-040, no trecho entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO). 

O contrato oficializa a concessão da BR-040 e dá início a um período de transição de um mês, com a previsão de entrega total da gestão da rodovia no dia 10 de março. Durante esse período, a Via Cristais trabalhará junto à ANTT para garantir uma transição tranquila, cumprindo as exigências contratuais e assegurando que a operação continue sem contratempos.

Desde que venceu a concessão em setembro de 2024, a VINCI Highways tem se dedicado a estruturar suas operações no Brasil, criando a Via Cristais. A empresa já conta com mais de 300 colaboradores e se prepara para realizar investimentos significativos, com a promessa de transformar a rodovia nos próximos 30 anos.

Com a assinatura do contrato, a Via Cristais dará início a um plano de melhorias aceleradas ao longo dos primeiros 100 dias de operação. Entre as ações programadas estão a revitalização da sinalização rodoviária, o reparo da drenagem, recapeamento de pavimentos e a resolução de mais de mil buracos na pista. Além disso, os postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) serão modernizados, e as condições de limpeza e conservação da rodovia serão aprimoradas.

Essas melhorias têm como objetivo proporcionar maior segurança e conforto aos motoristas que trafegam pela BR-040. A ANTT e a Via Cristais também estão comprometidas com a implementação de um sistema avançado de monitoramento, com 228 câmeras de segurança e 28 painéis de mensagens, além de tecnologias de detecção automática de incidentes, para garantir maior eficiência na gestão do tráfego.

O projeto prevê a duplicação de 10 km da estrada, a construção de 168 km de faixas adicionais, 174 km de vias simples e 61 km de estradas marginais. As obras terão início em março e incluirão pavimentação, sinalização, drenagem e a construção de taludes e pontes.

O impacto econômico do projeto será significativo, gerando aproximadamente 91.104 empregos diretos e indiretos e impulsionando o desenvolvimento da região. Os investimentos totais previstos para a concessão da BR-040 somam R$ 12 bilhões, com R$ 6,4 bilhões destinados à infraestrutura e R$ 5,6 bilhões para custos operacionais.

A concessionária também oferecerá benefícios diretos para os usuários da rodovia, incluindo um desconto de 14,32% no pedágio, como resultado do leilão realizado em setembro de 2024. Além disso, os motoristas terão acesso a Descontos para Usuários Frequentes (DUF) e poderão realizar o pagamento de pedágio de forma mais prática por meio de tags automáticas.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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