30.2 C
Rondonópolis
terça-feira, 21 outubro - 09:08
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesANTT nega pedido da Graciosa Transporte para operar linhas entre Paraná, São...

ANTT nega pedido da Graciosa Transporte para operar linhas entre Paraná, São Paulo e Santa Catarina


Agência indeferiu solicitação de Termo de Autorização por inobservância à Resolução nº 6.033/2023, que define os mercados habilitados para cada empresa

ALEXANDRE PELEGI

A ANTT indeferiu o pedido da empresa Graciosa Transporte e Turismo Ltda para obtenção de Termo de Autorização de operação de linhas interestaduais de passageiros sob o regime de autorização.

A Decisão SUPAS nº 1.510, de 15 de outubro de 2025, assinada pelo superintendente Juliano de Barros Samôr e publicada nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União, rejeitou o pleito da empresa referente às linhas Paranaguá/PR – Joinville/SC e Curitiba/PR – Apiaí/SP, incluindo suas seções intermediárias.

De acordo com o despacho, os mercados solicitados “não são autorizados à requerente”, conforme estabelece a Resolução nº 6.033, de 21 de dezembro de 2023, que regulamenta o regime de autorização para o transporte rodoviário coletivo interestadual de passageiros.

Fundada em 26 de abril de 1994, em Curitiba (PR), a Graciosa Transporte atua no transporte rodoviário de passageiros e turismo, com histórico de operação em linhas regionais no Sul do país.

Histórico

Como noticiou o Diário do Transporte no dia 14 de julho, a ANTT, por meio da Decisão SUPAS nº 991, negou pedido de habilitação da empresa para operar sob o regime de autorização, citando novamente o descumprimento da Resolução 6.033/2023. Relembre:

ANTT nega habilitação à Graciosa Transporte e Turismo para serviço regular de passageiros

No entanto, em 7 de agosto, a empresa conseguiu reverter a situação com a Decisão SUPAS nº 1.171, que restabeleceu sua habilitação e a permitiu voltar a requerer Termos de Autorização. Relembre:

Graciosa Transporte e Turismo retoma habilitação para operar linhas interestaduais após série de indeferimentos da ANTT

Apesar disso, o novo indeferimento de outubro mostra que a Graciosa ainda enfrenta entraves regulatórios para consolidar sua operação interestadual, especialmente em mercados não previstos na autorização vigente.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em Transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments