Publicado em: 18 de novembro de 2025

Problemas na rede aérea afetaram o atendimento desde o período da manhã, com a circulação sendo interrompida temporariamente entre as estações Varginha e Jurubatuba
ADAMO BAZANI e ARTHUR FERRARI
Após mais de oito horas com problemas, a Linha 9-Esmeralda teve o atendimento normalizado na tarde desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, por volta das 16h50.
Desde o período da manhã, os passageiros enfrentaram grandes dificuldades. Segundo a concessionária da Motiva (CCR) e RuasInvest (Grupo Ruas), “devido à intercorrência na rede aérea entre as estações Autódromo e Jurubatuba”, a circulação de trens ficou interrompida entre as estações Varginha e Jurubatuba entre 4h27 e 5h13. Os trens voltaram a circular no trecho, mas apenas em via única.
Ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados para atender esse trecho. Foram 50 coletivos em operação no trecho.
O Diário do Transporte questionou a concessionária, que disse por meio de nota que houve avaria em um trecho da rede aérea de energia. “Equipes de manutenção atuam no local para restabelecer as condições normais de operação o mais breve possível”, completa a nota.
Nota da ViaMobilidade na íntegra
“São Paulo, 18 de novembro de 2025 – A ViaMobilidade informa que a operação da Linha 9-Esmeralda está normalizada após correção da avaria identificada na rede aérea entre as estações Autódromo e Jurubatuba.“
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Arthur Ferrari, para o Diário do Transportes


