Publicado em: 7 de janeiro de 2026

Empresa destaca que o uso contínuo do cinto de segurança é a principal orientação
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Após um vídeo do motorista Bruno Henrique, da Viação Águia Branca, viralizar nas redes sociais, a empresa aproveitou a oportunidade para reforçar dicas importantes para as viagens de seus passageiros neste período de férias.
O vídeo em questão soma mais de 425 mil visualizações, 35 mil interações e 320 mil contas alcançadas nas redes sociais.
Confira as dicas preparadas pela empresa de transporte:
- Organização e documentação
O processo de viagem começa antes mesmo de o passageiro chegar ao terminal. Organizar documentos, passagens e malas com antecedência evita contratempos e facilita o embarque, especialmente agora, quando o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. Chegue com antecedência ao ponto de embarque, os ônibus saem pontualmente no horário da viagem das rodoviárias.
No caso de crianças e adolescentes de até 12 anos, é obrigatório apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento; para quem viaja desacompanhado dos pais, é necessário apresentar autorização judicial ou documento previsto pelo Conselho Nacional de Justiça. Mesmo quando acompanhados de familiares, é importante que os documentos estejam atualizados e em versão original ou cópia autenticada.
- Uso do cinto de segurança
Durante o trajeto, a principal orientação da empresa é o uso contínuo do cinto de segurança. Todos os veículos contam com cintos de duas pontas com regulagem, e seu uso reduz significativamente o risco de lesões em frenagens bruscas. A recomendação vale para adultos e crianças, independentemente de a viagem ser curta ou longa.
Outra dica importante é garantir o conforto dos pequenos, com água, lanches leves, brinquedos, livros, itens de higiene e uma manta na mochila. A variação da temperatura do ar-condicionado e o tempo prolongado sentado podem afetar mais as crianças, e a preparação simples evita desconfortos ao longo do trajeto.
Também são comuns os casos de enjoo, especialmente nas viagens mais longas. Quem possui histórico frequente deve consultar um médico para avaliar o uso de medicação específica. Além disso, práticas simples ajudam a reduzir o mal-estar, como manter o olhar fixo no horizonte, evitar leitura ou uso de celular e escolher assentos nas áreas dianteiras ou centrais do ônibus, que tendem a vibrar menos.
Durante as paradas previstas, é recomendável aproveitar o tempo para caminhar, alongar-se, usar o banheiro com calma, se alimentar e hidratar. Como esses locais também costumam estar movimentados, a companhia orienta atenção aos horários, aos pertences e ao comportamento das crianças, para garantir que todos retornem ao veículo com tranquilidade. Também é recomendável anotar o número do veículo para evitar retornar ao ônibus errado, já que, em algumas paradas, podem coincidir dois ou mais ônibus da Águia Branca operando linhas diferentes.
- Preparo para o desembarque
Ao final da viagem, conferir documentos e objetos pessoais antes do desembarque evita esquecimentos e perdas desnecessárias. Além disso, é importante levantar da poltrona somente depois que o ônibus estiver completamente parado e desprender o cinto de segurança apenas nesse momento, para evitar quedas ou qualquer tipo de acidente durante a desaceleração do veículo.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


