24.4 C
Rondonópolis
quarta-feira, 12 novembro - 00:43
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesArteris S.A. vence leilão da Autopista Fluminense e segue responsável pelo trecho...

Arteris S.A. vence leilão da Autopista Fluminense e segue responsável pelo trecho da rodovia BR-101 no Rio de Janeiro


Foto: Patricia Alves/B3

Otimização do contrato de concessão prevê novas duplicações, faixas adicionais e vias marginais, além de dispositivos de acesso, passarelas e paradas de ônibus

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, foi realizado na B3, o leilão do Ministério dos Transportes e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a otimização de contrato da BR-101/RJ, também conhecida como Autopista Fluminense.

A Arteris S.A. foi a vencedora e continuará responsável pelo trecho de mais de 320 quilômetros.

A concessão, com prazo de 22 anos, estima investimentos de R$10,18 bilhões no trecho que conecta a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo ao entroncamento com a Ponte Presidente Costa e Silva, em Niterói, e atravessa 13 municípios fluminenses estratégicos para a economia nacional.

Entre as melhorias previstas estão duplicações, faixas adicionais e vias marginais. Serão construídos ainda novos dispositivos de acesso, passarelas e paradas de ônibus, promovendo maior segurança e fluidez no tráfego.

“Aproveitando que nós estamos em época de COP, e o ministro Renan está na COP representando o Ministério junto com o presidente Lula, que tem apoiado tanto essa agenda de sustentabilidade. Eu acho que é importante registrar alguns avanços do Ministério nessa área de sustentabilidade. O Ministério tem feito junto com a ANTT, todos os nossos projetos carbono zero, eu acho que é uma coisa que nem todo mundo percebe, mas todos os projetos novos da quinta rodada são carbono zero, isso é fundamental”, destacou George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes.

“Tão bom quanto fazer novos leilões como nós temos feitos, é solucionar problemas passados. (…) E [neste projeto] se percebe o engajamento e comprometimento de todos os envolvidos. Nós temos, agora, um contrato moderno e atualizado, um projeto condizente com as perspectivas e capacidades da concessionária”, comentou Guilherme Theo Sampaio, diretor geral da ANTT.

“Aqui na bolsa do Brasil, temos o orgulho de contribuir para a agenda de infraestrutura no país, por meio de um serviço que conecta bons projetos ao mercado. Por isso, agradecemos mais uma vez a confiança e parceria do Ministério dos Transportes e da ANTT”, afirmou Rogerio Santana, diretor de Relacionamento com Clientes e Governança em Licitações da B3.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments