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ARTESP aprova criação de viagens semiexpressas entre Barueri e Santana de Parnaíba


Nova linha 534EX1 integrará fisicamente e de forma tarifária os principais serviços metropolitanos operados pelo Consórcio Anhanguera

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) publicou nesta terça-feira (05) a Deliberação nº 585/2025, aprovada na 1171ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor, que autoriza a criação de novas viagens semiexpressas na Região Metropolitana Oeste de São Paulo, sob operação do Consórcio Anhanguera.

De acordo com o documento, a decisão cria o serviço 534EX1 Barueri (Centro) – Santana de Parnaíba (Gênesis II), com atendimento via Estação Antônio João.

As novas viagens terão integração física e tarifária com outras seis linhas metropolitanas já em operação, reforçando a conectividade entre os municípios de Barueri, Jandira, Carapicuíba, Itapevi, Osasco e Cotia.

Integração com a rede existente

As viagens semiexpressas 534EX1 serão integradas aos seguintes serviços:

  • 346TRO Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville) via Santana de Parnaíba (Residencial Valville) e Barueri (Centro);
  • 498TRO Carapicuíba (Jardim Novo Horizonte) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville);
  • 559TRO Carapicuíba (COHAB V) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville);
  • 860TRO Itapevi (COHAB/Jardim Paulista) – Osasco (Vila Yara) via Jandira (Centro);
  • 870TRO Osasco (Vila Yara) – Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia);
  • 870EX1 Jandira (Centro) – Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia) via Estações Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração.

Com isso, a nova linha 534EX1 passa a atuar como eixo de articulação entre os sistemas oeste e sudoeste da rede metropolitana, favorecendo deslocamentos intermunicipais com menor tempo de viagem e mais opções de integração.

A criação do novo serviço busca reduzir o tempo de percurso entre Barueri e Santana de Parnaíba, com um modelo de operação semiexpressa — ou seja, com menos paradas intermediárias e maior regularidade nos horários de pico.

A integração tarifária também deve permitir melhor aproveitamento do Bilhete Metropolitano e reduzir custos para quem realiza conexões múltiplas entre os municípios.

A medida reforça o processo de requalificação da rede operada pelo Consórcio Anhanguera, que atende os eixos mais adensados da Região Metropolitana Oeste — especialmente as áreas de Barueri, Alphaville e Santana de Parnaíba, que concentram grande volume de viagens pendulares para polos de trabalho e estudo.

A proposta foi analisada pela Superintendência de Transporte Coletivo (SUCOL) e fundamentada na Nota Técnica SUCOL/GPLA nº 0087031592, que apontou ganhos de eficiência e conectividade regional.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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