32.8 C
Rondonópolis
quinta-feira, 17 julho - 17:42
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesArtesp atualiza balanço de ataques a ônibus intermunicipais e, na soma, com...

Artesp atualiza balanço de ataques a ônibus intermunicipais e, na soma, com outros sistemas total já ultrapassa de 890 coletivos depredados em pouco mais de um mês


NÚMEROS ASSUSTADORES: Artesp atualiza balanço de ataques a ônibus intermunicipais e, na soma, com outros sistemas total já ultrapassa de 890 coletivos depredados em pouco mais de um mês

a possibilidade de este total estar subestimado. Apenas oito suspeitos foram detidos até agora e motivações são mistério ainda para Polícia

*ADAMO BAZANI*

O número de ônibus atacados no Estado de São Paulo em pouco mais de um mês já passa de 890 casos e, ainda com a possibilidade de este total estar subestimado.

A pedido do *Diário do Transporte*, a Artesp, do Governo do Estado, atualizou na manhã desta quinta-feira, 17 de julho de 2025, a quantidade de coletivos vandalizados nesta onda de ataques: segundo a Agência, desde 1º de junho de 2025 até esta quarta-feira, 16 de julho de 2025, foram atacados 290 ônibus intermunicipais metropolitanos, que são os que ligam diferentes cidades e eram gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em processo de extinção).

Também na manhã desta quinta-feira (17), a SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelas linhas da capital paulista, atualizou os números referentes somente à cidade de São Paulo: 482 casos desde 12 de junho de 2025, um período menor que da Artesp. Ou seja, se for considerado intervalo entre 1º de junho e 12 de junho, o número já fica próximo a 500.

Entretanto, existem também os ônibus urbanos de outros sistemas de transportes que não são nem da SPTrans (capital paulista) e nem intermunicipais metropolitanos (Artesp). São os casos dos ônibus municipais de cada uma das 38 cidades vizinhas da capital (como Santo André, São Bernardo do Campo, Cotia, Taboão da Serra, etc) e os que circulam pelo Litoral, onde também foram realizadas diversas depredações desde a primeira quinzena de junho de 2025: a estimativa é que estes dois tipos de serviços somam, ao menos, 120 casos.

Como muitas cidades não têm atualizado os números e nem registrado todas as ocorrências, o total pode ser maior.

Entretanto, usando estas quantidades informadas oficialmente, os números por si só impressionam: 892 ônibus atacados em pouco mais de um mês:

*SPTrans (municipais da capital paulista)*: 482 (de 12 de junho a madrugada de 17 de julho de 2025)

*Artesp (metropolitanos intermunicipais)*: 290 (de 1º de junho a 16 de julho de 2025)

*Municipais cidades vizinhas da capital + Litoral*: 120 (estimativa, com base nos dados informados pelas prefeituras de forma oficial)

*Total estimado*: 892 Ônibus Vandalizados

Apesar dos números considerados assustadores e nunca vistos antes na história dos transportes, apenas oito suspeitos foram detidos até agora e motivações são mistério ainda para Polícia.

*ADAMO BAZANI, JORNALISTA ESPECIALIZADO EM TRANSPORTES – MTB 31521 – Diário do Transporte*





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments