Publicado em: 3 de julho de 2025
Chamamento Público de urgência é aberto após desistência da Transportadora Turística Petitto e visa evitar interrupção do serviço
ALEXANDRE PELEGI
A Superintendência de Transportes Coletivos (SUCOL), órgão vinculado à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), lançou um chamamento público de caráter emergencial para encontrar uma nova empresa interessada em operar uma linha intermunicipal de passageiros semiurbana.
A medida foi tomada em resposta à manifestação de desistência da permissionária Transportadora Turística Petitto Ltda, visando garantir a continuidade de um serviço considerado essencial.
O chamamento público, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 3 de julho de 2025, convoca empresas cadastradas na ARTESP que operam no Serviço Regular de Transporte Intermunicipal e/ou Serviço de Fretamento.
O objetivo é substituir a prestadora de serviço na linha Pradópolis – Jaboticabal (Autos 7365/DER/73).
As linhas e itinerários afetados por esta substituição são:
- Itinerário A: Pradópolis x Jaboticabal
- Itinerário B: Taiaçu x Jaboticabal
- Itinerário C: Taiúva x Bebedouro
Considerando o transporte de passageiros como um serviço essencial que não pode sofrer solução de continuidade, a SUCOL/ARTESP busca uma solução rápida. As empresas interessadas têm um prazo máximo de sete dias, a contar da data de publicação do chamamento (3 de julho de 2025), para apresentar manifestação formal de interesse.
A operação será realizada sob o regime de autorização, em caráter emergencial, com um prazo inicial de 180 dias, que pode ser prorrogado uma única vez por igual período. É fundamental que os veículos disponibilizados para a operação emergencial atendam às especificações técnicas do serviço de transportes intermunicipal, compatíveis com as características da linha e demais parâmetros da regulamentação vigente.
As manifestações de interesse devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Para informações complementares, as empresas podem procurar a unidade Regional TC1 Campinas, localizada na Rua Comandante Ataliba Euclides Vieira, s/n – Jardim Santana – Campinas – SP, ou a sede da Agência na Rua Iguatemi, 105, Itaim Bibi, São Paulo/SP.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes