25.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, 14 julho - 09:05
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesArtesp determina que Guerino Seiscento apresente plano operacional para linhas no lugar...

Artesp determina que Guerino Seiscento apresente plano operacional para linhas no lugar da AVOA na região de Marília (SP) e Assis (SP)


Empresa assume ligações por 180 dias, prazo que pode ser prorrogado por igual período

ADAMO BAZANI

A Artesp, agência que regula os transportes no estado de São Paulo, deu 15 dias para a Guerino Seiscento apresentar um plano operacional detalhado para linhas suburbanas que eram de responsabilidade da AVOA – Auto Viação Ourinhos Assis, na região de Marília e Assis, no interior paulista.

Mas a companhia já começa a atuar antes, de acordo com o plano até então estipulado para a AVOA. A Guerino Seiscento começa a mobilização das linhas a partir desta sexta-feira (17).

A informação foi divulgada pela agência nesta quinta-feira, 16 de janeiro de 2025.

As ligações são:

  • Assis – Cruzália (Autos 9725/DER/1993);
  • Assis – Cândido Mota (Autos 4760/DER/1963);
  • Ourinhos – Ribeirão do Sul (Autos 7503/DER/1974);
  • Ourinhos – Salto Grande (Autos 8531/DER/1978).

O Diário do Transporte já havia mostrado nesta quarta-feira (15) que a Guerino Seiscento assumiria as linhas.

Relembre:

Segundo a Artesp, as operações pela Guerino Seiscento são por 180 dias, prazo que pode ser prorrogado por mais 180 dias, conforme necessidade.

Ainda de acordo com a agência, em nota, as operações emergenciais vão possibilitar que os serviços não sejam interrompidos e a substituição ocorre por causa da inviabilidade econômica da AVOA.

Veja a nota na íntegra:

Para garantir a continuidade de serviços essenciais de transporte coletivo intermunicipal, a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo publicou, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16), um Termo de Requisição referente a linhas suburbanas que sofreriam interrupções na região de Marília.

A decisão foi motivada pela desistência de operação por parte de empresas previamente responsáveis pelas linhas devido à inviabilidade econômico-financeira. Reconhecendo a importância do transporte coletivo como um serviço público essencial, a ARTESP agiu para evitar a descontinuidade do atendimento à população.

As seguintes linhas foram incluídas no Termo de Requisição são:

  • Assis – Cruzália (Autos 9725/DER/1993);
  • Assis – Cândido Mota (Autos 4760/DER/1963);
  • Ourinhos – Ribeirão do Sul (Autos 7503/DER/1974);
  • Ourinhos – Salto Grande (Autos 8531/DER/1978).

Operação emergencial

A permissionária Guerino Seiscento Transportes S.A. foi designada para assumir, em caráter emergencial e temporário, a operação dessas linhas a partir desta sexta-feira (17). O período inicial de operação emergencial é de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 180 dias, conforme necessidade.

Devido à permissão, a empresa deve seguir as determinações do Decreto nº 29.913/1989 e apresentar um plano operacional detalhado sobre os serviços prestados no prazo de 15 dias após o início das operações. Esse plano será avaliado pela Agência, assegurando que as condições do transporte coletivo sejam atendidas adequadamente aos usuários.

No fim de julho de 2024, a Guerino Sesicento já havia assumido os trabalhos nas linhas que eram operadas pela AVOA entre Assis, Palmital e Ourinhos.

Como mostrou o Diário do Transporte, ainda em junho de 2024, a diretoria de procedimentos da Artesp já havia aberto processos de Chamamento Público destinados à substituição da AVOA.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments