Publicado em: 28 de outubro de 2025

Deliberação nº 545/2025 aprova recomendação da para integração entre as concessionárias dos ônibus BR Mobilidade (metropolitanos) e Sancetur (municipais)
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) recomendou a integração física e tarifária entre a linha EMTU VLT-953 (São Vicente x Santos), operada pela Concessionária BR Mobilidade Baixada Santista – SPE, e as linhas municipais de São Vicente, sob responsabilidade da Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda.
A decisão consta da Deliberação ARTESP nº 545, de 24 de outubro de 2025, aprovada por unanimidade na 221ª Reunião Extraordinária do Conselho Diretor.
A medida segue a Nota Técnica SUCOL nº 0086593147, da Superintendência de Transportes Coletivos, que instruiu o processo SEI nº 134.00038001/2025-22.
A linha EMTU VLT-953 é um serviço intermunicipal de ônibus que opera em São Vicente, ligando o Terminal Barreiros a diversos bairros da cidade, com integração tarifária ao sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e a outros ônibus municipais, o que facilita o deslocamento entre São Vicente e Santos e amplia a conectividade da rede metropolitana da Baixada Santista.
Com a deliberação, a Agência ratifica toda a instrução processual e determina a adoção das medidas necessárias para efetivar a nova integração com o sistema municipal, reforçando a política de interoperabilidade e de mobilidade integrada na região.
O documento foi assinado digitalmente pelos diretores André Isper Rodrigues Barnabé (presidente), Diego Albert Zanatto, Fernanda Esbízaro Rodrigues Rudnik e Raquel França Carneiro.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


