Publicado em: 29 de agosto de 2025
Monitoramento do IMMU aponta reduções de até 76% entre março e julho em comparação com 2023
ARTHUR FERRARI
Entre março e julho de 2024, Manaus (AM) registrou queda média de 58,6% nos assaltos a ônibus em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números, levantados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) com base em dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), confirmam retração significativa nos índices.
As reduções variaram de 28% a 76% ao longo do período analisado, com destaque para maio e junho, meses em que foram registradas as maiores quedas. O resultado é atribuído ao planejamento do IMMU, aliado às ações de fiscalização, monitoramento e atuação da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) em terminais e corredores de ônibus.
“Esse resultado expressivo mostra que estamos no caminho certo. A redução média de quase 60% reforça o protagonismo do IMMU na coordenação e no acompanhamento das operações, sempre em parceria com os órgãos de segurança, para garantir mais tranquilidade e segurança aos usuários do transporte coletivo”, afirmou o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto de Siqueira, destacou o papel da Romu na estratégia. “A criação da Romu foi oriunda de uma determinação do prefeito David Almeida, que nos orientou a olhar com atenção especial para o transporte coletivo e cuidar da segurança das pessoas que dependem desse serviço essencial. Recentemente, reforçamos esse compromisso com a formatura de novos guardas, preparados para intensificar as ações e assegurar mais tranquilidade à população de Manaus”, disse Siqueira.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte