Publicado em: 29 de outubro de 2025

Representantes de ministérios, prefeituras e organismos internacionais participaram de visita técnica no dia 28 de outubro, em evento paralelo à Arena ANTP 2025
ALEXANDRE PELEGI
A garagem da Auto Bless Transportes, em Taboão da Serra (SP), que opera no transporte coletivo da capital paulista (Zona Oeste), recebeu nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025, uma comitiva com representantes de órgãos públicos federais, municipais e de entidades técnicas nacionais e estrangeiras. O grupo participou de uma visita técnica para conhecer a operação da frota elétrica da empresa, a infraestrutura de recarga instalada na garagem e os sistemas de gestão e monitoramento de energia.
O encontro integrou a programação paralela do Arena ANTP 2025 e reuniu autoridades do Ministério das Cidades (MCID), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Prefeitura de São Paulo, e representantes de organizações como GIZ Brasil, C40 Cities, WRI Brasil, ICCT, EPE e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Segundo o assessor da presidência da Auto Bless, Caio Henrique, o objetivo da visita foi compartilhar experiências e apresentar os resultados obtidos no processo de eletrificação da frota.
“Recebemos autoridades do Brasil e do exterior interessadas em entender como foi feita a implantação da infraestrutura de recarga e sua operação no dia a dia. Nosso papel é compartilhar o que aprendemos e contribuir para que outras cidades avancem na eletromobilidade”, explicou.
Entre os participantes, o assessor técnico Fernando Araldi, do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, destacou a importância do encontro como momento de aprendizado prático.
“A eletrificação é um caminho natural para as cidades que querem reduzir emissões e qualificar o transporte público. O que vimos aqui é uma infraestrutura bem planejada e eficiente, que pode servir de referência técnica para outras administrações”, afirmou.
Araldi lembrou que o Programa Refrota, do governo federal, financia tanto a renovação de frotas quanto a instalação de carregadores e sistemas elétricos.
“Nosso desafio é ampliar o número de ônibus elétricos no país, assegurando viabilidade técnica e econômica. Iniciativas como esta ajudam a compreender os desafios e as soluções envolvidas nesse processo”, acrescentou.
O assessor especial do MCTI, Gustavo Ramos, observou que a experiência da Auto Bless tem relevância prática para o setor público.
“O Ministério atua há anos em programas de transição energética e descarbonização, inclusive em cooperação internacional com a Alemanha. Casos como o da Bless ajudam a aperfeiçoar políticas públicas e modelos de operação”, explicou.
Da Prefeitura de São Paulo, o engenheiro Fábio Marilano Espíndola, da Secretaria de Mudanças Climáticas (SECLIMA), destacou os impactos da eletrificação na qualidade do ar e na saúde pública.
“A redução de poluentes traz benefícios diretos à população e reduz a pressão sobre o sistema de saúde. Cada ônibus elétrico representa um avanço ambiental e social concreto”, disse.
Durante a visita, os participantes conheceram em detalhes a infraestrutura de recarga da Auto Bless, desenvolvida internamente pelos engenheiros César e Bernardino. César explicou que o projeto, iniciado no início de 2024, foi elaborado e executado em 45 dias.
“Realizamos todo o planejamento e a obra com uma equipe reduzida e entrega completa em tempo recorde. Hoje, a garagem tem capacidade para carregar 160 ônibus por dia”, relatou.
Bernardino, responsável pela integração elétrica e pela operação técnica, acrescentou que o sistema permite controle em tempo real de recarga, manutenção e disponibilidade de frota.
“Nosso foco é garantir eficiência e continuidade. Trabalhamos com constância, sempre buscando aprimorar processos e antecipar soluções”, afirmou.
Os engenheiros também apresentaram aos visitantes o sistema BESS (Battery Energy Storage System), em implantação, que permitirá armazenar energia para otimizar o carregamento e reduzir custos operacionais. (leia mais sobre o BESS na Auti Bless)
O presidente da Auto Bless Transportes, Valter Bispo, destacou o trabalho coletivo da equipe e a importância da experiência acumulada na transição elétrica.
“O que conquistamos é resultado de planejamento e dedicação. Sempre buscamos eficiência e qualidade, com base em tecnologia e respeito às pessoas”, afirmou.
Bispo explicou que o projeto das ilhas de recarga foi concebido para garantir mobilidade interna e fluidez operacional, sem interferir nas rotinas de manutenção e limpeza da frota.
“A disposição dos carregadores foi pensada para não comprometer o fluxo da garagem. Essa organização é essencial para manter a operação regular”, explicou.
Entre os participantes presentes na visita técnica do dia 28 estavam Adão de Castro Júnior, secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre (RS); Ademar Ferreira Freitas, coordenador de Infraestrutura e Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Salvador (BA); Adriana Souza, assessora técnica da GIZ Brasil; Amanda Craveiro Silva, técnica da Secretaria de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo; Antônio Maria Espósito Neto, representante técnico do Ministério das Cidades; Bruna Beloso, analista de projetos do WRI Brasil; Camila da Costa Moreira, residente em gestão pública pela Prefeitura de São Paulo; Cecília Martins, diretora de Projetos da GIZ Brasil; Cláudia Oliveira da Silva, técnica especialista do Ministério das Cidades; Cristiano Buhler de Holanda, consultor em mobilidade urbana do Rio de Janeiro; Eduardo Siqueira, gerente de projeto do C40 Cities; Fernando Araldi, gerente de manutenção e infraestrutura do Estado de Goiás; Fábio Marilano Espíndola, coordenador da Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas (SECLIMA-SP); Guilherme Macieira, oficial de projeto do C40 Cities; Guilherme Petzhold, assessor de mobilidade da Prefeitura de Salvador (BA); Gustavo Ramos, assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Jefferson Hishiyama, pesquisador do ICCT (International Council on Clean Transportation); João Albuquerque Torres, gerente de mobilidade da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); João P. H. dos Santos, chefe de Gestão Tarifária de São José dos Campos (SP); José Eduardo S. Oliveira, gerente de transporte de passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES); Kelly Cristina Fernandes Augusto, assessora técnica da GIZ Brasil; Leonardo Madeira Martins, coordenador da Agenda 2030 de Teresina (PI); Lucas Lima, analista de mobilidade sustentável do WRI Brasil; Nicolle Konai, gerente de investimentos e parcerias do C40 Cities; Patrícia Stelling, consultora técnica em planejamento energético da EPE (Empresa de Pesquisa Energética); Rafael Murta, superintendente de Mobilidade Urbana da SUMOB de Belo Horizonte (MG); Rafael Nishimoto, engenheiro civil do Rio de Janeiro (RJ); Sérgio Avelleda, consultor sênior da NIRAS/FUNDEP; Simone Costa, subsecretária de Planejamento e Concessões da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ); e Thiago Veiga Leite, estagiário de projetos da GIZ Brasil.
A visita técnica serviu como intercâmbio de experiências sobre eletromobilidade urbana, permitindo que gestores públicos e especialistas conhecessem de perto uma operação de transporte coletivo com frota elétrica em larga escala e estrutura de recarga própria, em funcionamento na Região Metropolitana de São Paulo.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Fotos da visita:
Presidente da Auto Bless, Valter Bispo, expôs as vantagens dos ônibus elétricos
O consultor Sergio Avelleda estava entre os participantes da visita à garagem da Auto Bless
Exposição dos investimentos na garagem para os ônibus elétricos da Auto Bless


