O Barcelona fará seu tão aguardado retorno ao Camp Nou neste sábado (23), após confirmar que o jogo contra o Athletic Bilbao válido por LALIGA será disputado no estádio. A partida acontece às 12h15 (de Brasília) e terá transmissão no Disney+.
Os trabalhos de renovação continuam na arena, mas o Barça recebeu nesta segunda-feira uma licença do conselho local que lhes permite realizar jogos com uma capacidade limitada a 45.401.
O Camp Nou está fechado para reformas desde 2023 — o Barça tem jogado em casa no Estádio Olímpico da cidade enquanto isso — e o plano original era que a equipe retornasse até o final de 2024.
No entanto, após uma série de atrasos, os campeões espanhóis finalmente têm permissão para sediar partidas diante do público em seu estádio novamente.
O Barcelona recebeu inicialmente uma autorização para reabrir o estádio em outubro, mas o limite imposto à capacidade na época era de 25.991, o que o clube não considerou suficiente para justificar um retorno imediato financeiramente.
Subsequentemente, realizaram um evento de teste no Camp Nou no início de novembro, com pouco menos de 23.000 fãs assistindo a uma sessão de treino aberta, que o presidente Joan Laporta classificou como um sucesso.
O Barça apresentou a documentação na semana passada solicitando a permissão para aumentar a capacidade e finalmente recebeu a boa notícia na segunda-feira.
A visita do Athletic no sábado marca o início de um período agitado para o clube catalão, com uma visita ao Chelsea na Liga dos Campeões, seguida por jogos consecutivos em casa contra o Alavés e o Atlético de Madrid, que agora podem ser jogados no Camp Nou.
Ainda não está claro, no entanto, se o jogo da Liga dos Campeões contra o Eintracht Frankfurt no dia 9 de dezembro será no Camp Nou ou no Estádio Olímpico.
As regras da UEFA são ligeiramente diferentes das da LaLiga quando se trata de mudar de estádio durante a temporada, mas Laporta expressou confiança de que será possível, dizendo que há planos em vigor para atender a todos os requisitos do órgão governamental, incluindo áreas cobertas para a tribuna dos diretores.
O estádio atualmente tem os dois níveis inferiores completos, mas o trabalho no terceiro nível está em andamento e o telhado ainda precisa ser adicionado.
Espera-se que o trabalho esteja completamente terminado até 2027, momento em que a capacidade terá aumentado para 105.000.


