A 16ª rodada de LALIGA proporcionou um reencontro neste sábado (07). Vitor Roque, emprestado ao Real Betis, enfrentou o Barcelona, clube com o qual tem contrato até 2031, pela primeira vez. O brasileiro sofreu o pênalti que deu o primeiro gol para sua equipe. E o jogo terminou com emoção: o Betis, que perdia até os acréscimos do segundo tempo, conseguiu um gol no fim e garantiu o empate em casa: 2 a 2.
Com o resultado, o Barça fica com apenas cinco pontos de vantagem sobre o Real Madrid na liderança da competição (38 a 33). Os merengues, que têm dois jogos a menos, vão entrar em campo ainda neste sábado, às 17h (de Brasília), contra o Girona. O Betis, por outro lado, vai para a décima colocação, com 21 pontos.
O time blaugrana foi melhor na primeira etapa, apesar de ter tomado um susto com menos de dois minutos de jogo. Após cobrança de escanteio, Llorente cabeceou e a bola ia em direção ao gol. O brasileiro Raphinha salvou em cima da linha. Pouco depois, outra jogada perigosa do Betis: Ezzalzouli finalizou de frente para o gol e parou em grande defesa de Iñaki Peña.
O Barcelona teve mais posse de bola, tentava criar, mas tinha dificuldade para abrir a defesa. O gol saiu aos 38 minutos. Após boa triangulação pelo lado direito, Pedri tocou para Koundé, que cruzou rasteiro. O atacante Lewandowski apareceu dentro da área para mandar para o fundo da rede.
O Betis chegou ao empate aos 20 minutos do segundo tempo. Em contra-ataque, Vitor Roque foi lançado e invadiu a área. Ele foi derrubado por De Jong. A arbitragem, a princípio, mandou o jogo seguir, o que causou reclamação. O VAR interveio e recomendou a revisão do lance. O juiz, no monitor, mudou de ideia e marcou a penalidade. Lo Celso foi para a cobrança e não desperdiçou.
Aos 36, o Barça voltou a ficar à frente no placar. Em ótima jogada de Lamine Yamal, Ferran Torres aproveitou cruzamento, bateu de primeira e fez 2 a 1. O lance também precisou de intervenção do VAR para dizer que não houve impedimento.
Quando a vitória dos blaugranas parecia encaminha, tudo mudou. Já nos acréscimos, aos 48, Diao, que havia entrado no lugar de Vitor Roque, recebeu cruzamento de Ruibal. Ele bateu de primeira e anotou um belo gol, que deu números finais ao duelo: 2 a 2.
Classificação em LALIGA
-
Real Betis: 10º colocado, com 21 pontos
-
Barcelona: 1º colocado, com 38 pontos