Publicado em: 15 de novembro de 2024
Tradicional fabricante paulista de carrocerias reúne ao longo da história modelos de ônibus que significaram desenvolvimento dos transportes e, muitos deles, estarão presentes em mais uma edição do evento que mostra o passado, o presente e dá ideia de como será o futuro da mobilidade por pneus
ADAMO BAZANI
Gaivota, Gabriela, Amélia, Vitória, Alpha, Millennium e e-Mellinnium …
O que estas palavras que, lidas desta forma parecem aleatórias, têm em comum?
Muita coisa.
São nomes de modelos de ônibus produzidos ao longo da história pela Caio (Companhia Americana Industrial de Ônibus), tradicional fabricante do setor, fundada oficialmente em 19 de dezembro de 1945, na rua Guaiaúna, no bairro da Penha, zona Leste da capital paulista, pelo imigrante italiano José Massa, bisavô do piloto brasileiro de Fórmula 1 Felipe Massa.
Mas os fatos em comuns vão além: muitos destes modelos e tantos ônibus históricos poderão ser vistos lado a lado na BBF (BusBrasil Fest), edição 2024, que ocorre no próximo sábado, 23 de novembro de 2024, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, localizado na avenida Guilherme Perereca Guglielmo, nº 1000 no Centro de Barueri, na Grande São Paulo. O horário é das 10h às 18h.
A BBF é atualmente o maior evento de história dos transportes coletivos sobre pneus do País e reúne a cada edição dezenas de ônibus de diversas épocas.
Alguns destes modelos, por exemplo, estiveram presentes nas edições anteriores, e são de diferentes épocas. O Gaivota foi produzido entre 1966 e 1976. O modelo de ônibus rodoviário foi eternizado, por exemplo, com a Unica Auto Ônibus, na linha Rio de Janeiro x São Paulo, em um serviço de luxo com direito até à rodomoça, e com o Mosqueteiro, um dos ônibus mais icônicos do Corinthians.
O Gabriela é um modelo urbano, sucesso de vendas em toda a América Latina, e, em diversas versões (até trólebus e articulado), foi produzido entre 1974 e 1984.
Ele foi sucedido por modelos de ônibus urbanos tão importantes quanto: Amélia (1980 a 1988), Vitória (1988 a 1997), Alpha (1995 a 1999), o Milliennium (que hoje está em sua quinta geração, sendo iniciado em 1997) e o eMillennium (carroceria feita para ônibus elétricos, lançada oficialmente em agosto de 2022 e que hoje equipa coletivos de diversas fabricantes de tecnologia na era da eletromobilidade, como BYD, Eletra, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Volkswagen).
Os modelos da Caio que foram expostos em edições anteriores da BBF e os que vão marcar esta próxima pertencem a colecionadores particulares e a empresas, mas a fabricante, que desde 2001 tem a participação de um grupo de investidores liderado pela família do empresário português José Ruas Vaz, também participa diretamente do evento.
A Caio é uma das principais patrocinadoras da BBF dando apoio no financiamento, o que garante a infraestrutura e a segurança do evento, que é gratuito e aberto a todos os amantes da história dos transportes e a curiosos, muito embora, os organizadores do Portal do Ônibus pedem que cada visitante leve 1 kg de alimento não perecível para obras assistenciais.
HOMENAGEM:
O Diário do Transporte noticiou que o empresário Constantino de Oliveira, fundador da Gol Linhas Aéreas e que deu origem a um conglomerado de transportes que atua em grande parte do País, denominado Comporte, será o homenageado da BBF 2024 – BusBrasil Fest
O Grupo Comporte reúne empresas de ônibus como Viação Piracicabana, Expresso de Prata, Empresa Nossa Senhora da Penha, Expresso União, entre tantas outras.
Relembre:
COMO CHEGAR:
O evento será no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, localizado na avenida Guilherme Perereca Guglielmo, nº 1000 no Centro de Barueri. O horário é das 10h às 18h.
De acordo com o Google Maps, o ponto de ônibus mais próximo recebe as linhas T131 e T154, da empresa Benfica BBTT.
T131 – Barueri (Centro) / 18 do Forte Circular (via Aldeia de Barueri e FIEB)
T154 – Barueri (Centro) / Jd. Mutinga Circular (via Aldeia de Barueri e Jardim Santa Cecília)
A estação Barueri de trens da linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, fica a cerca de 15 minutos a pé, de acordo com o roterizador do Google Maps. (veja abaixo)
A linha 8-Diamante tem na capital paulista conexão na Estação Palmeiras Barra Funda com a linha 3-Vermelha do Metrô (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda) e o serviço 710 (Rio Grande da Serra – Santo André – Luz – Francisco Morato – Jundiaí) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A tarifa do sistema de trens e metrô é de R$ 5 e é possível mudar de linhas sem ter de pagar de novo, desde que o passageiro não saia da estação.
A passagem da rede de trilhos pode ser paga com dinheiro nas bilheteiras, Cartão TOP (Metropolitano), pelo aplicativo do TOP gerando QR Code (Metropolitano) ou Bilhete Único (Sistema Municipal de São Paulo). O acesso ao Metrô e à CPTM ainda pode ser pago com os respectivos bilhetes Edmonson (papel cartolina com tarja magnética) da respectiva empresa: bilhete do Metrô na estação de Metrô e bilhete da CPTM na estação da CPTM, para quem ainda tiver estes meios de pagamento mais antigos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes