Publicado em: 7 de dezembro de 2025

Medida passa a valer em 14 de dezembro; proposta surge após rejeição de projeto de tarifa zero integral na Câmara Municipal
YURI SENA
A partir do próximo dia 14 de dezembro de 2025, os ônibus de Belo Horizonte terão tarifa gratuita aos domingos e feriados. A medida foi divulgada neste domingo (7) pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) por meio das redes sociais.
O anúncio ocorre semanas após a Câmara Municipal rejeitar, em outubro, o Projeto de Lei 60/2025, que propunha transporte gratuito em todos os dias da semana.
Como noticiou o Diário do Transporte, a proposta, conhecida como “PL do Busão”, precisava de 28 votos para avançar, mas recebeu apoio de apenas 10 vereadores, enquanto 30 votaram contra. A sessão foi marcada por manifestações e interrupções devido a protestos no plenário.
Relembre:
Câmara de Belo Horizonte (MG) rejeita projeto de tarifa zero no transporte público
Embora a gratuidade parcial tenha sido confirmada, ainda não há informações sobre como o benefício será financiado.
Na proposta rejeitada, o modelo de financiamento previa a criação de uma Taxa do Transporte Público (TTP), baseada em estudo desenvolvido pela UFMG. A taxa seria cobrada de empresas com mais de dez funcionários e substituiria o vale-transporte. Representantes do setor produtivo, no entanto, criticaram o formato, alegando possíveis impactos econômicos.
Atualmente, a tarifa do transporte coletivo na capital é de R$ 5,75.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


