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Biometano e GNV podem ser alternativas para ônibus da Grande Vitória (Transcol), que anuncia testes. Em São Paulo, prefeitura aponta para viabilidade e Sambaíba terá mais coletivos


Em evento sobre transportes e logística no Espírito Santo (Modal Expo), ES Gás exibe ônibus Iveco e caminhão Scania movidos com estes combustíveis

ADAMO BAZANI/VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Veja vídeo sobre capital paulista e abaixo texto completo sobre São Paulo e Grande Vitória:

O biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos) e o GNV (Gás Natural Veicular) voltam a ganhar espaço nos debates sobre a necessidade de reduzir as emissões de poluentes pelos transportes, em especial por veículos pesados, diante dos altos custos e ainda entraves relacionados à infraestrutura para eletrificação de sistemas de ônibus e caminhões.

Na Modal Expo/ES, evento sobre transportes e logística no Espírito Santo, que ocorre no Pavilhão de Carapina, Serra, na Grande Vitória, um dos debates é sobre a viabilidade do uso de ônibus com estes combustíveis nas linhas do sistema de transportes metropolitanos da região (Transcol) e também no deslocamento de média e longa distância de cargas e em atividades internas por caminhões em plantas industriais, mineração e agropecuária. O evento vai até quinta-feira, 05 de junho de 2025. O Governo do Estado vai anunciar os testes no Transcol.

A ES Gás, distribuidora de gás natural e biometano canalizados do Espírito Santo, exibe em seu estande um caminhão Scania movido e um ônibus Iveco movidos com estes combustíveis.

O caminhão atualmente é abastecido com GNV, mas até o final de 2025, vai contar com biometano para tração. Será o primeiro do tipo no Estado. O veículo tipo caçamba transporta lixo até a central em Cariacica, e o biometano vai mover o caminhão assim que ficar pronta a planta da energia renovável da Marca Ambiental, prevista para o segundo semestre de 2025.

O veículo de carga tem motor de 460 cavalos de potência e autonomia de até 650 quilômetros, podendo tracionar composições tipo rodotrem de até 74 toneladas

Já o ônibus é um chassi Iveco, modelo BUS 17-210 G, com carroceria Caio, modelo Apache Vip V. Segundo a fabricante dos chassis, o motor é FPT N60 CNG de 210 cv de potência com760 Nm de torque, e pode ter autonomia de 350 quilômetros.  Com isso, a fabricante promete que o veículo é indicado para rotas maiores, como em regiões metropolitanas, justamente as da Transcol.

O modelo vai rodar por linhas metropolitanas da Grande Vitória e já está com uma adesivação específica para os testes.

O Diário do Transporte conversou com o responsável pelo layout, Roberto Sganzerla, que diz que a arte utiliza cores, letras e desenhos remetem aos símbolos oficiais do sistema Transcol e, ao mesmo tempo, evidenciam que o Espirito Santo tem uma grande reserva de gás natural e promete se destacar na produção de biometano.

Em nota, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS, Paulo Kazuto, diz que em operação, o uso do gás natural pode proporcionar reduções de 90% do dióxido de nitrogênio (NO2) e de 10% de dióxido carbono (CO2)

“Dentre as cidades já atendidas pela rede de gás canalizado da ES Gás no Espírito Santo estão a capital Vitória, os municípios de Vila Velha, Serra e Cariacica, na região metropolitana, além de Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz e Colatina” – explica.

No estande da ES Gás também é exibido um “dispenser de alta vazão” da empresa Sinergás. A promessa é de que o equipamento pode abastecer veículos movidos a gás natural ou biometano em cerca de 15 minutos.

SÃO PAULO:

Na capital paulista, o biometano também ganha força nos debates.

Já operam 22 caminhões de coleta de lixo, da marca Scania, movidos a GNV (Gás Natural Veicular) e biometano, de modelo semelhante ao exposto no Espírito Santo. O total deve chegar a 100 até outubro de 2025 e o contrato prevê a troca de toda a frota até 2028.

Para os transportes coletivos, também há perspectivas.

Nesta segunda-feira, 02 de junho de 2025, ao comentar reportagem exclusiva do Diário do Transporte sobre o aumento da frota de ônibus do projeto da concessionária de linhas municipais Sambaíba, sobre uso de biometano, o prefeito Ricardo Nunes disse que especialistas que participaram de um seminário sobre o combustível, promovido pela gestão municipal, indicaram que a aplicação é viável e que a cidade passa a considerar modelos de coletivos deste tipo para alcançar, num momento de transição, as metas de redução de poluição previstas na Lei de Mudanças Climáticas.

Com exclusividade ao Diário do Transporte, a Sambaíba Transportes Urbanos, concessionária que opera linhas na zona Norte da capital paulista, confirmou mais oito ônibus que serão MOVIDOS A BIOMETANO, combustível obtido na decomposição de resíduos, conhecido como gás do lixo.

O Diário do Transporte havia mostrado que já existe uma unidade que começou a rodar para os testes e aprovação da gerenciadora dos transportes na cidade (SPTrans – São Paulo).

Estes oito ônibus novos possuem chassis da Mercedes-Benz. Três têm carrocerias Marcopolo, a grande novidade neste projeto da Sambaíba, e os outro cinco são carrocerias Caio, a exemplo da primeira unidade.

Todos estes ônibus foram concebidos originalmente para serem a óleo diesel, mas são convertidos pela empresa MWM, da zona Sul de São Paulo, poupando custo de desenvolvimento de novos modelos.

O biometano é considerado pela prefeitura de São Paulo como uma alternativa ao avanço abaixo do esperado da frota de ônibus elétricos. A meta de 2,6 mil ônibus elétricos até 2024 não foi cumprida e a gestão culpa a ENEL porque não fez a tempo o aumento da potência das redes dos bairros. Hoje são apenas 528 ônibus a baterias.

Relembre no link:

ENTREVISTA: Sambaíba confirma Torino biometano em São Paulo, além de mais Millennium. Ricardo Nunes comenta reportagem do Diário do Transporte e fala sobre “nobreak gigante” para ônibus elétricos, criticando ENEL

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Vinícius de Oliveira





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