Publicado em: 10 de agosto de 2025
Relatório nacional aponta cidade entre as líderes em cumprimento de horários e viagens realizadas no país
ARTHUR FERRARI
Blumenau (SC) registrou, em 2024, um índice de pontualidade de 98,82% nas viagens de transporte coletivo, segundo o Relatório de Benchmarking dos Indicadores QualiÔnibus, elaborado pelo WRI Brasil. O levantamento também indica que 99,96% das viagens programadas foram efetivamente realizadas, o que significa que apenas quatro em cada mil não ocorreram no período analisado.
A pesquisa avaliou dados de sistemas de transporte de diversas capitais e cidades brasileiras, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a renovação e ampliação da frota contribuíram para o desempenho. Apenas em 2025, chegaram 53 novos ônibus, substituindo veículos com cerca de oito anos de uso. A idade média da frota caiu de 5,2 para 4 anos, com todos os novos modelos equipados com tecnologia Euro 6, ar-condicionado, tomadas USB, internet Wi-Fi, câmeras e plataformas elevatórias de acessibilidade.
A previsão é que outros dez micro-ônibus sejam incorporados nas próximas semanas, também com padrão Euro 6 e climatização, reduzindo a idade média para 3,8 anos e alcançando 32% de renovação da frota neste ano.
O estudo, realizado pelo Grupo de Benchmarking QualiÔnibus — rede criada em 2017 e formada por 28 participantes entre cidades e operadores — contou com dados de 19 sistemas de transporte de 22 participantes em 2024, permitindo comparações e identificação de melhorias nos serviços.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte