Publicado em: 6 de janeiro de 2025
Extensão será realizada a partir do atual Terminal Samambaia
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
No Distrito Federal, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou um novo investimento de R$ 444,5 milhões, que será destinado as obras de expansão da Linha 1 do metrô, no trecho de Samambaia.
De acordo com o Governo Federal, o prolongamento será feito na via permanente semienterrada por 3,6 km a partir do atual Terminal Samambaia.
As melhorias irão consistir em duas novas estações (estações nº 35 e nº 36) nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico.
O financiamento das obras será realizado por do Finem (linha Incentivada B, Mobilidade – Sistema sobre trilhos ou BRTs).
A ampliação também irá abranger a construção de três viadutos, com passagem de pedestre integrada, e quatro passarelas aéreas para pedestres e bicicletas, localizadas nos principais pontos de circulação já utilizados pela população.
Haverá também investimentos na construção de um emissário que fará a drenagem de águas pluviais na área de implantação da expansão Samambaia e na área urbana próxima ao projeto.
A previsão é de que o novo trecho da Linha 1 transporte cerca de 9.840 passageiros por dia.
Atualmente, o sistema de metrô como um todo transporta uma média de 160 mil passageiros diariamente.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte