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BNDES injeta R$ 36,7 milhões na digitalização da Iochpe-Maxion, espinha dorsal dos chassis de ônibus


Fábrica da Iochpe-Maxion em Cruzeiro, no Vale do Paraíba paulista

Projeto moderniza unidade de Cruzeiro (SP), amplia produção de longarinas e reforça liderança da empresa no fornecimento estrutural para montadoras como Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Volkswagen

ALEXANDRE PELEGI

O BNDES aprovou financiamento de R$ 36,7 milhões para um projeto de transformação digital da Iochpe-Maxion, focado na modernização das linhas de produção de longarinas, componentes estruturais essenciais para a fabricação de chassis de ônibus e caminhões, na unidade industrial de Cruzeiro (SP), no Vale do Paraíba paulista. O apoio é feito por meio do programa BNDES Mais Inovação.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o financiamento está alinhado à estratégia de fortalecimento da indústria nacional. “O apoio do BNDES à transformação digital da indústria é fundamental para elevar a produtividade, a competitividade e a capacidade de inovação das empresas brasileiras, especialmente em segmentos estratégicos como o de veículos comerciais”, afirmou o dirigente, conforme divulgado pelo banco.

A unidade da Iochpe-Maxion em Cruzeiro (SP) é uma das mais relevantes do grupo no Brasil para a produção de componentes estruturais de veículos pesados. A planta é especializada na fabricação de longarinas, peças que formam a espinha dorsal dos chassis, e opera processos industriais de alta complexidade, como estampagem de chapas metálicas e roll-forming. Com o investimento, a fábrica passará por ampla digitalização e automação dessas etapas, permitindo maior integração dos sistemas produtivos, controle em tempo real e aumento de eficiência.

Com a modernização, a capacidade anual de produção de longarinas na unidade deve crescer de 480 mil para cerca de 635 mil peças, um avanço de aproximadamente 32%, ampliando a capacidade de atendimento às montadoras de veículos comerciais instaladas no país.

A Iochpe-Maxion é líder absoluta no fornecimento de longarinas, travessas e chassis montados para praticamente todas as grandes montadoras globais com fábricas no Brasil, como Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Volkswagen, que utilizam esses componentes na produção de ônibus urbanos, rodoviários e caminhões. Esses elementos estruturais são determinantes para a segurança, robustez e durabilidade dos veículos antes da integração das carrocerias e dos sistemas mecânicos.

Ao apoiar a modernização da unidade de Cruzeiro, o BNDES reforça não apenas a competitividade da Iochpe-Maxion no mercado global, mas também a solidez da cadeia industrial do transporte coletivo e rodoviário brasileiro, em um contexto de renovação de frotas, exigências técnicas crescentes e busca por maior eficiência produtiva.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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