Boca Juniors e River Plate não vão fechar a temporada 2024 da maneira que queriam. Sem grandes conquistas, a dupla de rivais chega na última rodada do Campeonato Argentino fora da disputa pelo título.
Apesar disso, os dois terão que ficar muito ligados no que acontecerá na rodada decisiva. Afinal, correm sérios riscos de ficarem de fora da fase de grupos da próxima CONMEBOL Libertadores. O sorteio, que terá Bahia e Corinthians já garantidos na segunda fase, formará o caminho da 1ª, 2ª e 3ª fases e ocorre na próxima quinta (19), às 12h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+.
Depois da conquista do Central Córdoba na Copa da Argentina, resta apenas uma vaga para a disputa do torneio. O River garantiu um lugar pelo menos nas fases preliminares, mas o Boca corre risco de ficar até mesmo sem isso.
Por conta disso, o ESPN.com.br separou as contas de Millonarios e Xeneizes pensando na rodada derradeira do Campeonato Argentino.
O que River e Boca precisam?
Os comandados de Marcelo Gallardo têm garantida uma vaga na próxima Libertadores, mas ainda não sabem se estarão na fase de grupos. O time tem a terceira melhor campanha geral do Argentino e jogará as fases preliminares se não vencer seu jogo e o Huracán ser campeão.
A seu favor, o time tem o fato de ter mais de um cenário que lhe coloca nos grupos. O primeiro e mais simples é se Vélez ou Talleres, ambos empatados com 48 pontos, se sagrarem campeões no domingo. Os dois lideram o torneio, com o time de Liniers estando na frente no desempate.
Caso o Huracán se sagre campeão, o River precisará vencer o seu duelo contra o Racing e ainda torcer para o Talleres tropeçar ou o Vélez perder sua partida. Nesse cenário, os Millonarios conseguiriam uma posição melhor na classificação geral e entrariam direto na fase de grupos da Libertadores.
O Boca, por sua vez, não tem chance matemática de se classificar para a fase de grupos. Como não ocupará um dos três primeiros lugares na classificação geral da temporada, o time xeneize dependerá apenas de outros times para se colocar na Libertadores.
Na rodada final, o time comandado por Fernando Gago terá que secar o Huracán, terceiro colocado com 46 pontos. O Globito, caso seja campeão, ocupa a vaga Argentina 2 na lista de classificados para a Libertadores e, obrigatoriamente, tira do Boca as chances de se classificar como um dos três times que avançam pela classificação geral.
Como está a classificação do Campeonato Argentino?
-
Vélez – 48 pontos (saldo de 20 gols)
-
Talleres – 48 pontos (saldo de 9 gols)
-
Huracán – 46 pontos (saldo de 12 gols)
Última rodada do Campeonato Argentino:
-
Boca Juniors x Independiente – 14/12, 17h15 (de Brasília)
-
Racing x River Plate – 14/12, 19h15 (de Brasília)
-
Vélez x Huracán – 15/12, 17h30 (de Brasília)
-
Talleres x Newell’s Old Boys – 15/12, 17h30 (de Brasília)