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Brasil aposta no modal ferroviário para transportar grandes volumes por longas distâncias


Estudo da CNI revela: diversificação dos modais pode resultar em redução de custos de até 64% e aumento de 16% na agilidade das entregas

ALEXANDRE PELEGI

O Brasil está se preparando para uma grande expansão no transporte ferroviário, com o objetivo de dobrar sua participação na matriz logística nacional, passando dos atuais 15% para 31% até 2050. Essa meta ambiciosa faz parte do Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050), que será um dos temas centrais do 19º Seminário Internacional de Logística – EXPOLOG 2024.

A aposta no modal ferroviário se justifica por sua capacidade de transportar grandes volumes por longas distâncias, especialmente commodities agrícolas e minerais. Em um país onde o transporte rodoviário ainda domina, respondendo por 65% do movimento de cargas, a diversificação da matriz logística é crucial para reduzir custos e aumentar a competitividade.

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que a diversificação dos modais de transporte pode resultar em uma redução de custos de até 64% e um aumento de 16% na agilidade das entregas. Essa otimização logística é fundamental para o desenvolvimento econômico do país.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Apesar do potencial, o Brasil enfrenta desafios para expandir sua malha ferroviária. Atualmente, o país conta com apenas 29 mil quilômetros de trilhos, sendo 20 mil em operação, um número significativamente menor que os 293 mil km dos Estados Unidos.

Para superar esse obstáculo, o PNL 2050 prevê a recuperação de trechos existentes e a construção de novas ferrovias, como a Ferrovia Norte-Sul, que está em fase de conclusão. A renovação de contratos de concessão de grandes ferrovias, como a Rumo Malha Paulista e a Vitória-Minas, também é uma estratégia para atrair investimentos privados.

O Ministério da Infraestrutura estima que o setor ferroviário receberá investimentos de até R$ 60 bilhões nos próximos anos, incluindo recursos para automação e conectividade via 5G. A instalação de infovias ao longo das linhas férreas também trará benefícios, levando internet de alta velocidade para regiões remotas e impulsionando o desenvolvimento local.

MARCO NA EXPANSÃO FERROVIÁRIA

Com mais de 61% das obras concluídas, a Transnordestina é um exemplo emblemático do avanço do modal ferroviário no Brasil. A ferrovia conectará Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Pecém, no Ceará, atravessando 53 municípios.

Com 1.206 milhas de extensão e capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano, a Transnordestina terá um papel crucial no escoamento de grãos, fertilizantes e minerais, principalmente para exportação.

Além de impulsionar o Porto de Pecém, a ferrovia reduzirá os custos de transporte de grãos do semiárido e fortalecerá a competitividade do setor agrícola, beneficiando polos como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

SERVIÇO

Seminário Internacional de Logística – EXPOLOG 2024

Quando: 27 de novembro, das 8h às 20h / 28 de novembro 8h às 20h

Onde: Centro de Eventos do Ceará, Portão C

Entrada: Gratuita

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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