Publicado em: 26 de novembro de 2025

Segundo C40, cidade foi a única capital na América Latina a alcançar uma redução superior a 30% nos poluentes lançados na atmosfera
ADAMO BAZANI
O BRT de Salvador, sistema de ônibus rápidos em corredores, que conta com coletivos elétricos e com modelos a diesel Euro 6, ajudaram a capital baiana a receber um reconhecimento internacional sobre medidas em prol do meio ambiente, considerado um dos mais relevantes do mundo: a Rede C40, que reúne cidades comprometidas em adotar políticas públicas a respeito das mudanças climáticas, colocou Salvador nos ranking dos 11 municípios do mundo que mais reduziram as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).
A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, pela prefeitura.
Segundo a administração municipal, a classificação está no mais recente relatório “Past the Peak: Accelerating Climate Action”, elaborado pela rede global C40 Cities.
De acordo com o documento, Salvador foi a única capital na América Latina a alcançar uma redução superior a 30% nos poluentes lançados na atmosfera.
Atualmente, o BRT Salvador conta com oito ônibus elétricos, de fabricação brasileira Eletra.
A estimativa é que a frota zero emissões na operação aumente. O sistema de BRT tem ao todo, cerca de 90 coletivos, considerando os modelos a diesel.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, o BRT vai ser ampliado, com obras previstas para iniciarem em 2026. Toda esta expansão será servida por coletivos elétricos. Pablo Souza diz que na última semana, a prefeitura iniciou negociações com o Banco Mundial para o financiamento de 100 ônibus elétricos.
O BRT deve ser prolongado para os trechos Aeroporto e Estação Pirajá
“As obras para a expansão do BRT já começam no próximo ano, e a previsão é de que tenham duração de 18 meses, para que em junho de 2027 os corredores já estejam ativos” – disse, de acordo com a prefeitura.
“Na última semana, estivemos em negociação com o Banco Mundial para uma operação de crédito que vai possibilitar a aquisição de mais 100 ônibus elétricos, que integrarão os novos corredores. Os veículos do corredor Aeroporto terão como ponto de partida a Pituba, e vão seguir pela Orla, passando pela Dorival Caymmi. Já os veículos do trecho Estação Pirajá passarão pelas avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa. Essa aquisição posiciona Salvador também como uma das maiores frotas da América Latina e do país em eletromobilidade”,
O chefe da pasta de mobilidade relembrou que desde 2022, Salvador faz parte de uma iniciativa internacional pela qual se comprometeu a utilizar os ônibus elétricos no BRT.
Além disso, de acordo com Pablo Souza, a cidade possui o maior terminal de recarga de veículos de transporte coletivo elétricos em área pública do país.
A presidente da Eletra Industrial, empresa brasileira que forneceu os ônibus elétricos do BRT, Milena Romano, disse que entre as vantagens da escolha de modelos brasileiros é que há mais linhas de financiamento de bancos nacionais e que os organismos internacionais de fomento levam em conta os benefícios sociais e econômicos gerados pela produção local dos bens financiados.
“Fabricamos ônibus Brasil, com fornecedores brasileiros. Capital integralmente nacional. Os próprios veículos do BRT de Salvador são assim. Por este motivo, as linhas de financiamento de bancos públicos e privados contam com mais opções disponíveis, mais incentivos e melhores condições. E até mesmo por meio de organismos de fomento internacionais é mais vantajoso financiar ônibus feitos no Brasil, isso porque, as instituições mais relevantes têm a missão de, com as linhas de crédito, estimular a produção local do País que contará com o financiamento porque o propósito destas instituições é induzir o desenvolvimento econômico e social. Produtos brasileiros geram isso no Brasil, desenvolvimento econômico e social, pela criação de emprego e renda” – disse Milena.
“Os ônibus da Eletra são flexíveis para diversas características operacionais em todo o Brasil. Piso alto, piso baixo, com degraus, sem degraus internos, mídis, básicos, padrons, 15 metros, articulados, superarticulados, com mais baterias, com menos baterias, somente plug-in ou com recarga enquanto operam (E-Trol). E não somente isso. Com o serviço de consultoria Eletra Consult atuamos dando apoio a todo o processo de eletrificação, desde a definição das obras civis nas garagens e terminais, escolha da infraestrutura, análise das características operacionais do sistema de transportes para optar pelos modelos mais indicados, estudamos as linhas de financiamento disponíveis para o perfil do tomador de crédito, e cuidamos do pós venda, com todo pacote de manutenção e treinamentos voltados para as equipes de manutenção e motoristas” – complementa a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.
O BRT de Salvador atende a um dos trechos mais movimentados da cidade,entre a Lapa, Rodoviária e Pituba, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM.
As linhas atuais do BRT Salvador são B1 (Rodoviária x Pituba), B2 (Rodoviária x Rio Vermelho), B3 (Rodoviária x Pituba via Caminho das Árvores e Paulo VI), B4 (Pituba x Lapa) e B5 (Lapa x Rodoviária). Está prevista a implantação de uma nova linha, a B6, que conectará a Lapa ao Aeroporto.
B1 – Estação Rodoviária x Pituba
Estação Rodoviária, Estação Hiper, Estação Cidadela, Estação Parque da Cidade, Estação Itaigara e Estação Pituba, retornando e parando nas mesmas estações.
B2: Estação Rodoviária x Rio Vermelho
Estação Rodoviária, Estação Hiper, Estação Cidadela, Estação Parque da Cidade, Estação Itaigara e Estação Pituba, seguindo e parando nos pontos: APAE, Pça. Belo Horizonte, Goias, Pça. Brasil, Ubaranas, Fernando de Noronha, Visconde de Itaborahy, parando e retornando na Pça. Mestre Bima, Quartel de Amaralina, Pça. João Amaral, Lg. Das Baianas, Pará, Paraíba, Pça. N. S. da Luz, retornando pela via exclusiva parando nas Estações: Pituba, Itaigara, Parque da Cidade, Cidadela, Hiper e Rodoviária.
B3 – Estação Rodoviária x Pituba (via Caminho das Árvores | Paulo VI)
Estação Rodoviária, Ponto Milton Brito, Ponto Caminho das Árvores, Ponto Jaracatiá, Ponto Paulo VI, Ponto do Colégio Militar, Ponto Rubem Berta, Ponto Rio Branco, Ponto Rua Bahia, Ponto do Teatro Jorge Amado, retornando pela via exclusiva e parando nas estações: Pituba, Itaigara, Parque da Cidade, Cidadela, Hiper e Rodoviária.
B4: Estação Pituba x Lapa
Estação Pituba, Estação Cidade Jardim, Estação Rio Vermelho, Estação HGE, Estação Ogunjá, Estação Vasco da Gama, Estação Barris e Lapa, retornando e parando nas mesmas estações.
B5: Lapa x Estação Rodoviária
Estação da Lapa, Estação Barris, Estação Vasco da Gama, Estação Ogunjá, Estação HGE, Estação Rio Vermelho, Estação Pedrinhas, Estação Cidade Jardim, Estação Cidadela, Estação Hiper, Estação Rodoviária, retornando e parando nas mesmas estações.
B6: Futura linha entre a Lapa e o Aeroporto.
Sobre o sistema de Salvador, o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, ainda disse que a renovação da frota de ônibus a diesel, também tem sido possível reduzir a poluição. É realizada a troca dos modelos mais antigos com motores de padrão Euro 3 e Euro 5, por unidades 0 km, que já seguem as normais atuais Euro 6, responsável por emitir 75% menos poluentes atmosféricos. São atualmente, 180 ônibus a diesel Euro 6 no sistema municipal.
“Somando essas ações às bicicletas e aos patinetes, já evitamos uma redução de mais de 15 mil toneladas de emissão de gás carbônico em nossa cidade, o que mostra o nosso compromisso com a mobilidade sustentável”, afirma o secretário, na nota.
Pablo Souza ainda destacou também como plano de mobilidade, a implantação do Teleférico Mané Dendê, ligando o Subúrbio Ferroviário ao Metrô de Campinas de Pirajá, com projeto concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira e execução da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop).
TESTE COM MIDI ÔNIBUS EM LINHA HISTÓRICA:
A Prefeitura de Salvador ainda informou que realiza desde outubro de 2025, testes em uma linha experimental no Centro Histórico, utilizando um ônibus midi 100% elétrico de fabricação chinesa. O veículo da TEVX Higer, modelo Azure 9, é um pouco menor que os convencionais, com nove metros de comprimento, e liga a Praça da Sé ao Campo Grande, numa linha circular.
Além disso, modelo conta com ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e entradas USB nos bancos e balaústres. O piso é totalmente baixo, com sistema de ajoelhamento, que permite inclinação para o lado da porta, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, principalmente aqueles com mobilidade reduzida. Durante os testes, estão sendo parametrizados indicadores para que aquisições futuras sejam viabilizadas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


