Publicado em: 25 de agosto de 2025
Novos veículos com 23 metros e capacidade para 158 passageiros vão a operar no antigo Eixo Anhanguera; sistema recebeu primeiro “superarticulado” a bateria nacional com tecnologia Eletra no último sábado (23)
ARTHUR FERRARI
Goiânia (GO) incorporou quatro ônibus elétricos articulados modelo Attivi Express à frota do Consórcio BRT. Os veículos, produzidos pela brasileira Marcopolo e equipados com chassi da chinesa BYD, medem 23 metros e foram projetados para atender o corredor Leste-Oeste, antigo Eixo Anhanguera, que integra a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).
Cada unidade tem capacidade para transportar até 158 passageiros e reúne diferentes tecnologias de bordo, como ar-condicionado, Wi-Fi, poltronas City estofadas com portas USB, painel multiplex, itinerários eletrônicos e câmeras com reconhecimento facial. O sistema de portas, com acionamento eletrônico e função antiesmagamento, amplia o nível de segurança operacional.
O design foi desenvolvido com foco em acessibilidade e conforto. Os veículos contam com rampas para cadeirantes, espaço reservado a pessoas com mobilidade reduzida, iluminação full LED e ambiente climatizado.
A parceria envolveu a Marcopolo, o Consórcio BRT Goiânia e a Topline Bus, representante regional da fabricante. “Estamos muito orgulhosos de participar dessa transformação em Goiânia. A entrega dos ônibus elétricos articulados é um exemplo concreto de como a Marcopolo está contribuindo para um transporte coletivo mais sustentável, eficiente e centrado nas pessoas”, afirmou Ricardo Portolan, diretor de Operações de Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
O corredor Leste-Oeste possui 28 quilômetros de extensão, 19 estações e atende aproximadamente 180 mil passageiros por dia. A frota elétrica representa um passo no processo de modernização do sistema, que passa a operar com foco em eficiência e redução de impactos ambientais.
Como mostrou o Diário do Transporte, o sistema recebeu no último sábado seu primeiro ônibus superarticulado elétrico nacional com tecnologia da Eletra.
Relembre
Primeiro “superarticulado” elétrico nacional de Goiânia com tecnologia Eletra é entregue neste sábado (23)
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte