19.9 C
Rondonópolis
domingo, 27 julho - 05:28
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesBRT Metropolitano do Pará inicia operação com frota completa de 265 ônibus

BRT Metropolitano do Pará inicia operação com frota completa de 265 ônibus


Foto: Agência Pará

Sistema prevê transportar 3,5 milhões de passageiros por mês entre Belém e cidades vizinhas com veículos modernos e menos poluentes

YURI SENA

O sistema de transporte BRT Metropolitano, que atende a Região Metropolitana de Belém, entrou em operação com sua frota completa de 265 ônibus. A marca foi alcançada com a chegada do último lote de veículos, consolidando um projeto de mobilidade urbana que promete mais agilidade, conforto e sustentabilidade para os deslocamentos diários entre a capital e municípios como Ananindeua, Marituba, Santa Izabel, Santa Bárbara e Benevides.

A última entrega incluiu 16 ônibus do tipo Padron, com capacidade para até 93 passageiros e emissões até 15 vezes menores do que modelos convencionais a diesel. Com isso, a frota total do BRT Metropolitano é composta por:

92 ônibus Padron

40 veículos elétricos

133 modelos convencionais

O investimento no sistema soma R$ 386 milhões, sendo R$ 367 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Pró-Transporte FGTS, vinculado ao Ministério das Cidades.

Os ônibus são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras internas e sistemas modernos de monitoramento. As linhas convencionais fazem a ligação entre os bairros e os terminais de integração. Desses pontos, os passageiros seguem viagem nos ônibus elétricos ou Padron, por corredores exclusivos, com opções de viagens expressas e semi-expressas até o centro de Belém ou à Universidade Federal do Pará.

A expectativa é de que o sistema transporte aproximadamente 3,5 milhões de passageiros por mês. A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) será responsável pela operação e fiscalização do serviço, conforme a Lei nº 11.061, sancionada pelo governador Helder Barbalho em julho.

O BRT Metropolitano também envolve uma ampla infraestrutura de apoio. Estão em construção:

2 terminais de integração (Marituba e Ananindeua)

13 conjuntos de estações de embarque e desembarque

13 passarelas de pedestres

4 túneis de acesso

1 Centro de Controle Operacional (CCO) na avenida Augusto Montenegro

O projeto também inclui melhorias urbanas ao longo do trajeto dos ônibus, como obras de drenagem, pavimentação, ciclovias, calçadas com arborização, iluminação moderna e paisagismo, ampliando os impactos positivos do sistema para além do transporte.





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments