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BRT Metropolitano do Pará terá 40 ônibus elétricos a partir de outubro


Sistema deve atender 400 mil passageiros por dia entre Belém e cidades vizinhas

YURI SENA

O BRT Metropolitano do Pará começará a operar em outubro de 2025 com uma frota de 265 veículos, sendo 40 deles 100% elétricos, produzidos pela Eletra Industrial, de São Bernardo do Campo (SP). O anúncio foi feito no dia 5 de setembro pelo governador Helder Barbalho durante vistoria a terminais do sistema.

O corredor expresso terá 10,8 km de extensão, ligando Belém a Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, pela BR-316. A expectativa é atender cerca de 400 mil passageiros por dia. Dos 265 ônibus previstos, 225 serão movidos a diesel Euro 6, responsáveis pela alimentação do eixo principal, que será operado pelos veículos elétricos.

Os novos modelos são do tipo E-bus 12, padron de 12 metros, com capacidade para aproximadamente 80 passageiros cada. Eles foram desenvolvidos com tecnologia nacional da Eletra, em parceria com chassis da Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo), carrocerias da Caio (Botucatu) e baterias e motores da WEG (Jaraguá do Sul).

A diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano, destacou a importância da implantação do sistema:

“Participar do BRT de Belém é, para todos nós, a coroação e a recompensa ao DNA que nos move, porque vai mudar a vida das pessoas para melhor. Um exemplo citado pelo governador Helder Barbalho, ao anunciar o início do sistema, aguardado desde os anos 1990 pela população, nos tocou muito e resumiu bem nossa missão. O BRT Metropolitano vai reduzir os custos e o tempo de deslocamento das pessoas que buscam uma vida melhor”, afirmou.

Durante as visitas aos terminais, o governador ressaltou os impactos na redução do custo do transporte para estudantes e trabalhadores.

“Hoje, um jovem do município de Santa Izabel do Pará, que estuda na Universidade Federal do Pará, paga R$ 20 para sair de casa até a UFPA e R$ 20 para voltar. Portanto, isto gera um custo diário de cerca de R$ 40 por dia. Com esta solução (BRT Metropolitano) que nós estamos implementando, esse jovem gastará R$ 4,60 para ir e R$ 4,60 para voltar”, disse Helder Barbalho.

A diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira, também comentou a chegada dos veículos:

“Pelos nossos ônibus elétricos o futuro já chegou hoje. O futuro de um transporte mais limpo, sustentável e confortável, mas o futuro de milhões e milhões de pessoas que, como estes jovens, citados no exemplo dados, encontram na mobilidade mais eficiente um acesso mais fácil e digno à realização dos sonhos e aos direitos básicos, como educação, trabalho, emprego, renda e saúde”, declarou.

Os 40 ônibus elétricos circularão exclusivamente nas faixas expressas da BR-316, entre o terminal de Marituba, o terminal de Ananindeua e a estação em São Brás.

Modelos de ônibus elétricos da Eletra

Ônibus Escolar Elétrico 9,7m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Volkswagen, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);

Ônibus Escolar Elétrico 11,3m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);

Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);

Ônibus elétrico 12m – Piso Alto (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);

Ônibus elétrico 12,1m – Básico (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);

Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);

Ônibus elétrico 15m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);

Ônibus elétrico 15m – Piso Alto (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);

Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);

e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT, com sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



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