21.7 C
Rondonópolis
terça-feira, 4 novembro - 07:06
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesBRT Sorocaba atinge 87,7% de aprovação no tempo de viagem e se...

BRT Sorocaba atinge 87,7% de aprovação no tempo de viagem e se consolida como modelo de eficiência


Pesquisa anual “A Jornada do Passageiro” aponta aumento na satisfação geral e destaque para segurança e clareza das informações; sistema já transportou mais de 80 milhões de pessoas em cinco anos

ALEXANDRE PELEGI

O BRT Sorocaba se consolida como um dos sistemas mais bem avaliados do país. A 5ª edição da pesquisa “A Jornada do Passageiro”, realizada pela concessionária BRT Sorocaba e conduzida pela Prompt Consultoria em parceria com o aplicativo Cittamobi, revelou que 87,7% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o tempo de viagem — um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.

O levantamento, feito entre 15 e 30 de setembro de 2025, ouviu 863 passageiros em duas etapas (digital e presencial), avaliando 22 atributos sobre a experiência do usuário. Em cinco anos de operação, o sistema já transportou mais de 80 milhões de pessoas.

Informação clara e previsibilidade

A satisfação com a clareza das informações sobre linhas e horários apresentou um avanço expressivo: 85,1% dos passageiros avaliaram positivamente o item, o que representa um salto de 21,6 pontos percentuais em comparação com 2024.

O índice geral de satisfação também cresceu, chegando a 84,4%, um aumento de 7,2% em relação ao levantamento anterior.

“Ter agilidade no transporte público faz toda a diferença para quem usa o ônibus diariamente. Isso significa menos tempo nos deslocamentos e mais tempo para viver, descansar ou fazer o que se precisa. Conquistamos vários resultados positivos em diversos marcadores, mas saber que a satisfação com o tempo de viagem é superior a 87% é algo extraordinário e mostra que as estratégias adotadas estão dando certo. Um sistema eficiente e que agrada atrai e fideliza o público para deixar o carro em casa e usar mais o ônibus. Seguimos confiantes e motivados em promover uma mobilidade urbana de qualidade e que atende o passageiro no que ele precisa”, explica Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.

“Em uma sociedade tecnológica, o acesso à informação é primordial, e no BRT não é diferente. Este resultado reforça que nossa prática de melhoria contínua tem sido eficaz. O retorno do público é a confirmação de que as ações implementadas estão chegando ao passageiro”, completou o executivo.

Segurança em destaque

A segurança dentro dos ônibus obteve 83,9% de aprovação, cinco pontos percentuais acima do resultado anterior.
Segundo Andere, o índice reflete o investimento em circuitos de câmeras inteligentes que monitoram continuamente o sistema.

Desde nossa ativação, em 2020, já transportamos mais de 80 milhões de pessoas. Ter esse retorno após cinco anos de operação é muito animador”, afirmou o presidente da BRT Sorocaba.

Conforto, limpeza e atendimento

Outros indicadores também reforçam a consolidação do serviço:

  • Conforto da infraestrutura: 81,9% de aprovação;

  • Tempo de espera: aumento de 7,9%, alcançando mais de 72% de aprovação;

  • Condução segura dos motoristas e atendimento nos embarques e desembarques: 91,2%;

  • Respeito e cortesia dos profissionais: 91%;

  • Manutenção da infraestrutura: 86,7%;

  • Limpeza das estações e veículos: 84,9% e 80,2%, respectivamente.

“Esses números reforçam a importância de um quadro funcional balizado em qualidade, mensuração e novas práticas. Fomentamos um ambiente de conhecimento e desenvolvimento coletivo, com treinamentos constantes para garantir uma mobilidade eficiente e acolhedora”, acrescentou Andere.

Sobre o BRT Sorocaba

A Concessionária BRT Sorocaba é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelas empresas CS Brasil e Terra Transportes e Participações S.A. (Grupo MobiBrasil). Pioneira na realização de uma concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia emprega cerca de 600 colaboradores diretos e é responsável pela implantação, operação e manutenção do sistema de transporte coletivo urbano de Sorocaba.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments