Publicado em: 1 de julho de 2025
Iniciativa estimula boas atitudes no transporte coletivo e reforça importância de respeito aos assentos preferenciais
YURI SENA
Com o objetivo de incentivar uma convivência mais humana e consciente no transporte público, a BRT Sorocaba deu início à Campanha Gentileza, que convida os passageiros a adotarem atitudes de respeito, empatia e cordialidade durante as viagens.
A ação propõe um olhar mais atento ao outro e busca reforçar comportamentos simples que fazem a diferença no dia a dia de quem utiliza o sistema.
A campanha está sendo veiculada nas TVs dos terminais, estações e ônibus do BRT, por meio de mensagens diárias com orientações e reflexões sobre o convívio coletivo. A proposta é lembrar que, além de se deslocar, o passageiro compartilha o espaço e o tempo com dezenas de pessoas, cada uma com sua realidade e necessidades específicas.
Um dos focos principais da campanha é o respeito aos assentos preferenciais, destinados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes, idosos, pessoas obesas, autistas e adultos com crianças de colo. A BRT Sorocaba ressalta que, embora qualquer passageiro possa utilizar esses assentos na ausência do público prioritário, é essencial que haja consciência e sensibilidade para ceder o lugar quando necessário.
Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, afirma que a gentileza pode transformar o ambiente coletivo e fortalecer o senso de comunidade. “Precisamos incentivar atitudes que promovam o bem comum. Quando passamos a enxergar o outro além de nós mesmos, despertamos a compaixão e passamos a apoiar as pessoas ao nosso redor”, explica.
Além do respeito aos assentos preferenciais, a campanha também orienta sobre boas práticas durante os deslocamentos, como evitar empurrões no embarque e desembarque, prestar atenção ao vão entre o ônibus e a plataforma, oferecer ajuda a quem carrega volumes e utilizar fones de ouvido ao ouvir música.
“Queremos viralizar a gentileza. Desenvolver a compaixão dos nossos passageiros é colocar em ação o nosso lado mais humano”, complementa Andere. Ele destaca ainda que os colaboradores da empresa também estão envolvidos na iniciativa, reforçando a mensagem junto aos usuários do sistema.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte